Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB TERÁ 21 TRENS COM FREIOS MICROPROCESSADOS ATÉ O FINAL DE DEZEMBRO

TRENSURB TERÁ 21 TRENS COM FREIOS MICROPROCESSADOS ATÉ O FINAL DE DEZEMBRO

07.12.2010

Novo sistema de freios microprocessados estará implantado em quase toda frota da Trensurb até o final do ano.

Novo sistema de freios microprocessados estará implantado em quase toda frota da Trensurb até o final do ano.

A Trensurb está finalizando a troca dos freios de sua frota de trens. O Setor de Oficina (Seofi) da empresa já realizou a colocação do novo sistema de freios microprocessados em 19 veículos e pretende liberar mais dois até o final deste ano, um deles ainda na primeira quinzena de dezembro. A implantação do sistema iniciou em 2006, quando a empresa Faiveley Transport do Brasil S.A. ganhou a licitação para realizar o trabalho. Com essa modernização, a Trensurb economiza nos custos de manutenção, melhora a resistência das rodas dos trens, aumenta a quilometragem média entre falhas (MKBF, em inglês) e reduz o tempo médio de reparo (MTTR, em inglês).

Segundo André Godoy Rainys, engenheiro mecânico do Seofi, os freios microprocessados possuem sistema eletrônico com comando eletropneumático, cujos sinais enviados pelos sensores são interpretados e transformados no acionamento de atuadores. A novidade substitui o antigo sistema CS-1, composto por aproximadamente 50 válvulas que são acionadas por comando pneumático, de difícil manutenção. A mudança proporciona, ainda, uma frenagem mais suave, precisa e confiável, evitando o bloqueio das rodas, comportamento análogo ao freio ABS.

Segundo o gerente de Manutenção da Trensurb, Eurico de Castro Faria, é importante destacar o trabalho intenso dos empregados do Seofi para a realização da colocação do novo sistema de frenagem. "Esse processo de modernização nos freios dos trens é resultado do esforço de toda uma equipe”, afirma Faria. O processo também foi realizado durante a revisão geral dos trens, que acontece a cada cinco anos ou quando o veículo atinge aproximadamente 600 mil quilômetros percorridos. O Seofi conseguiu repetir a marca de 2009, com seis trens revisados. A meta é liberar um sétimo trem até o final de dezembro, o que representaria um recorde para a Trensurb.

Foto: Mariana Oliveira, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2624&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000