Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB E INFRAERO ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO VISANDO IMPLANTAÇÃO DO AEROMOVEL

TRENSURB E INFRAERO ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO VISANDO IMPLANTAÇÃO DO AEROMOVEL

07.12.2010

Na tarde dessa terça-feira, às 18h, na sala VIP da Infraero, localizada no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, a Trensurb estará assinando o Termo de Cooperação com a Infraero – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.

Na tarde dessa terça-feira, às 18h, na sala VIP da Infraero, localizada no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, a Trensurb estará assinando o Termo de Cooperação com a Infraero – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.

O protocolo é importante em função da implantação do sistema aeromovel, ligando a estação Aeroporto da Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, Terminal 1, em Porto Alegre.

Assinam o documento pela Trensurb, o diretor-presidente Marco Arildo Prates da Cunha e o diretor de Administração e Finanças, Ney Michelucci Rodrigues; e pela Infraero, o presidente Murilo Marques Barboza e o diretor de Engenharia Jaime Henrique Caldas Parreira.

De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, “esse termo vem a consolidar essa conjunção de esforços das empresas do governo federal para a implantação da linha piloto do Aeromovel, que qualificará o sistema de transporte e a integração do metrô com o Aeroporto Salgado Filho”.

Cunha ressaltou, ainda, que “essa é uma solução para os graves problemas de mobilidade que as cidades de todo o mundo enfrentam", observou. "E a Trensurb se mostra como uma empresa com capacidade para transportar usuários não somente de metrô, mas por meio do uso de outras tecnologias", ressaltou. "Este é um projeto que vai levar tecnologia para o mundo todo e gerar empregos no Rio Grande do Sul", assegurou Marco Arildo.


O PROJETO AEROMOVEL

Orçado em R$ 29,8 milhões, o projeto usa tecnologia 100% nacional e será totalmente desenvolvido no Rio Grande do Sul. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal. O trajeto de 944 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos, um com capacidade para 150 pessoas e outro para 300. A escolha de qual carro estará em funcionamento dependerá da demanda do período.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, de concepção totalmente brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2625&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000