Home Página Inicial > Notícias > AUTORES E LEITORES DOAM LIVROS À BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS

AUTORES E LEITORES DOAM LIVROS À BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS

07.12.2010

Acervo da biblioteca da Trensurb conta com mais de 3 mil livros, mas busca expansão através de doações, para melhor atender aos seus leitores.

Acervo da biblioteca da Trensurb conta com mais de 3 mil livros, mas busca expansão através de doações, para melhor atender aos seus leitores.

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, parceria da Trensurb com o Instituto Brasil Leitor, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, recebe, em média, a doação de 50 livros por mês. Porém, nem todos vão para o acervo. Maria Teresa Gonçalves Sechi, assistente de gestão da Biblioteca, fala sobre as condições em que alguns dos exemplares são recebidos no local: “livros que contém riscos e marcações nós não utilizamos. Mas eles não vão fora, são encaminhados para outras bibliotecas”. Segundo Maria Teresa, apesar da quantidade de doações ser razoável, o acervo conta com poucos exemplares para o número de sócios, 2.039 ao final de novembro.

Alguns livros são doados pelos próprios autores. Muitos, por sócios da Biblioteca. Maria Teresa cita o exemplo de um leitor que retirou o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias. Ele gostou tanto que acabou comprando as continuações da série e, após fazer a leitura, doou para a Biblioteca.

O escritor Décio Dalke, de 70 anos, foi o autor que mais doações fez até hoje. Segundo ele, foram cerca de dez publicações. “A última doação que fiz foi à revista do C.B. Durão e a Turma do Esporte”, afirma. Dalke considera muito importante doar à Biblioteca. “Quanto mais exemplares estiverem disponíveis, mais as pessoas se motivarão a ler. A biblioteca da Trensurb é um exemplo de incentivo a cultura”.

A gestão da Biblioteca Livros sobre Trilhos foi assumida pela Trensurb em maio de 2010. O acervo conta com 3.079 exemplares. Para utilizar os seus serviços, é necessário realizar cadastro gratuito, apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Após o cadastro, os sócios recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para realizar os empréstimos. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.

Interessados em fazer doações podem deixar seus livros, no horário de expediente, com os empregados da Biblioteca ou, nos demais horários, na janela de devolução.


RELAÇÃO DE LIVROS DOADOS PELOS AUTORES

Alencar Torres Porto:
- Poemas do Alencar

Antonio S. Franchini e Carmen Seganfredo:
- As melhores Histórias da Mitologia Hindu

Benedito Saldanha:
- Apolinário Porto Alegre: A vida trágica de um mito da província
- Laços eternos

Décio Dalke:
- Amarga lembrança
- A parábola do absurdo
- À sombra do paraíso
- Frangoleto: o cantor dos galináceos
- O homem que não se curvou
- O homem sem medo
- Porcalina: a dama do chiqueiro

Juan Antônio Tijiboy:
- Auto-educação: a (re)educação do cérebro e da mente

Leandro Rosa:
- Muito é sempre pouco: história e vitória de João Rosa

Neida Wobeto:
- Efemérides: poemas para datas especiais
- Danilo, sua mochila e seus amigos
- Minha não metade

Prof. Eng. Fulgêncio de Oliveira:
- Matemática: Como aprender e gostar Vol. III ao IX
- Cursinho Teatro do Ensino Feliz
- A física sem mistério
- 3000 dicas de física

Vera Fernandes:
- Os Escolhidos do Metrô

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2627&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000