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PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DA TRENSURB RESULTA EM 91,9% DE APROVAÇÃO DOS SERVIÇOS

23.12.2010

Questionário foi aplicado no mês de novembro em todas as estações da Trensurb, envolvendo 500 usuários que circulavam em todos os horários de funcionamento do sistema, inclusive aos sábados e domingos.

A Trensurb concluiu a pesquisa Satisfação e Perfil dos Usuários, realizada entre os dias 3 a 9 de novembro pelo Instituto Pesquisas de Opinião. Um dos objetivos da pesquisa era avaliar o índice de satisfação dos usuários quanto ao sistema e serviço oferecidos. Nesta etapa, foram avaliados tempo de espera para a compra do bilhete nos guichês; atendimento dos funcionários; segurança em relação à violência e em relação a acidentes; intervalo dos trens; a lotação nos trens; serviço de limpeza; estrutura física / instalações; instalações comerciais e satisfação geral com o sistema. O índice geral de satisfação dos usuários alcançou 91,9%.


No quesito tempo de espera nos guichês, 73,2% dos usuários se dizem satisfeitos. Quanto à segurança no interior das estações, o nível de satisfação alcançou 79,8%; no interior dos trens, 77,4%; nas passarelas, 49,4% e nas entradas e saídas das estações, 58,8%. O nível de satisfação quanto aos intervalos dos trens é satisfatório para 68,4%. A limpeza nos trens e nas estações 91,2% e 89,8%, respectivamente. As instalações comerciais estão satisfatórias para 80,8% dos usuários entrevistados.

INTEGRAÇÃO

Os sistemas de integração ônibus-metrô também passaram pela avaliação dos usuários. Neste quesito, foram avaliados os seguintes itens: segurança nos terminais (37,8%), atendimento (54%), sincronia entre trem e ônibus (41,8%), pontualidade (34,1), intervalo (30%), limpeza dos ônibus (59,6%), preço da passagem (39,6%), iluminação dos terminais (36%), informações sobre o sistema integração (51,5%), itinerários (70,7%), presença do comércio informal (50,4%), estado de conservação dos ônibus integrados ao trem (51,4%) e o estado de conservação dos terminais de integração (38,9%).

PERFIL SOCIOECONÔMICO

A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários a 500 usuários, distribuídos entre as 17 estações conforme o percentual de demanda de cada uma delas. Os questionários foram aplicados em diferentes horários e dias da semana.

A pesquisa de 2010 reforçou alguns resultados obtidos em pesquisas anteriores. O maior público a utilizar o sistema continua sendo feminino, somando 50,4%. Mas esse número vem diminuindo a cada ano: em 2007, elas eram 66%, contra 63,9 em 2008. Quanto ao estado civil, 45,4% dos usuários são solteiros e 43,4%, casados. No que diz respeito à idade houve uma mudança referente ao ano anterior, o metrô é o transporte utilizado, em grande parte, por pessoas de 18 a 24 anos (25,6%), e 25 a 34 anos (25,4%).

A escolaridade dos usuários da Trensurb é predominantemente nível médio (40,8%), seguido pelo superior incompleto (15,6%). No que se refere à ocupação, as atividades mais citadas foram vendedor (6%) e auxiliar administrativo (5,2%). 60,4% são empregados com carteira assinada. O percentual de estudantes, que em 2009 somava 4%, agora é de 9%, e o índice de desempregados subiu para 2%.

Também segue estável a distribuição de renda familiar e individual dos usuários da Trensurb. A renda individual de 80% dos usuários é de um a três salários mínimos. A renda familiar de 68% dos usuários é de um a quatro salários mínimos.

Os hábitos de deslocamento dos usuários foram avaliados através das variáveis: tempo de utilização, freqüência de utilização do sistema, motivo pelo qual o usuário escolhe o metrô como transporte, maneira que chegou até a estação, de onde veio e para onde está indo, tempo de deslocamento até a estação e como irá completar a viagem. Pela pesquisa, os usuários da Trensurb utilizam o sistema há mais de cinco anos (58,2%), de segunda à sexta-feira (35%). O deslocamento até a estação é feito, por 50,4% dos usuários, a pé. Outros meios de transporte utilizados são ônibus integração e não-integração (40,2%).

A pesquisa também traçou a origem e o destino dos usuários ao utilizarem o sistema. A grande maioria têm como origem a residência ou o trabalho, 42,8% e 38%.

RESUMO

Perfil socioeconômico

Sexo: Feminino: (50,4%)
Idade: 18 a 24 anos (25,6%)
Estado Civil: 45,4% solteiros e 43,4%, casados
Escolaridade: Médio Completo (40,8%)
Renda Individual: Até 3 Salários Mínimos (80%)
Situação ocupacional: Empregado/ funcionário com carteira (60,4%)

Grau de satisfação (satisfeito ou muito satisfeito)

Tempo de espera nas bilheterias: 73,2%
Segurança na entrada/saída das estações: 59,8%
Segurança no interior das estações: 79,8%
Segurança no interior dos trens: 77,4%
Atendimento funcionários (bilheterias): 77,8%
Atendimento funcionários (segurança): 90,%
Intervalo dos trens: 68,4%
Limpeza nas estações: 89,8%
Limpeza no interior dos trens: 91,2%
Instalações comerciais: 80,8%
Lotação dos trens: 31,6%

• SATISFAÇÃO GERAL: 91,9%

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