Home Página Inicial > Notícias > INTEGRAÇÃO DOS CARTÕES SIM E TRI JÁ BENEFICIA CERCA DE 168 MIL IDOSOS

INTEGRAÇÃO DOS CARTÕES SIM E TRI JÁ BENEFICIA CERCA DE 168 MIL IDOSOS

29.12.2010

Deste total, 7.736 idosos correspondem ao Sistema Integrado Metropolitano da Trensurb (SIM) e 160.203 ao sistema de Transporte Integrado (TRI). Entre as vantagens para os idosos está a autonomia para acessar o sistema metroviário e os ônibus da Capital, sem a necessidade de apresentar a carteira de identidade.

Deste total, 7.736 idosos correspondem ao Sistema Integrado Metropolitano da Trensurb (SIM) e 160.203 ao sistema de Transporte Integrado (TRI). Entre as vantagens para os idosos está a autonomia para acessar o sistema metroviário e os ônibus da Capital, sem a necessidade de apresentar a carteira de identidade.

Desde o dia 8 de novembro, quando foi lançada a primeira etapa da integração entre os sistemas de bilhetagem eletrônica do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) e do Transporte Integrado (TRI), 7.736 idosos já realizaram cadastro e adquiriram o cartão SIM da Trensurb, ultrapassando a expectativa da empresa de receber o cadastro de 6 mil usuários idosos. No TRI, o número atual é de 160.203 usuários com 65 anos ou mais cadastrados, totalizando 167.939 idosos beneficiados com a integração, que permite ao usuário idoso utilizar o cartão SIM nos ônibus de Porto Alegre e o cartão TRI nos bloqueios da Trensurb, de forma autônoma e gratuita.

Para o Coordenador do Projeto SIM, Aldir Seifried, “o sucesso alcançado até o momento com essa etapa representa um importante passo para a consolidação da integração entre os sistemas TRI e SIM”. Neste início de implantação, a integração será restrita à cidade de Porto Alegre. Porém, o objetivo é que futuramente o sistema seja expandido para a Região Metropolitana. Segundo Seifried, “a cidade de Novo Hamburgo já mostrou interesse em implantar a integração de seu sistema de transporte de ônibus com o metrô”.


PRÓXIMAS ETAPAS DE INTEGRAÇÃO E DO SIM

Na próxima etapa, prevista para o primeiro quadrimestre de 2011, a integração contemplará o sistema de Vale Transporte. De acordo com Seifried, o processo de depósito dos créditos ocorrerá de forma semelhante a atual: “as empresas farão o cadastro dos funcionários pela internet e o trabalhador receberá créditos para utilizar em toda a frota de ônibus de Porto Alegre e no metrô”.

Simultaneamente à implantação do sistema de Vale Transporte, continuará em implantação o sistema de Passe Antecipado, desta vez em forma de integração entre o SIM e o TRI. O Passe Antecipado corresponde aos usuários do metrô que normalmente adquirem o bilhete nas estações da Trensurb e não possuem o benefício do VT. Até o momento, o projeto piloto do SIM PA registrou o cadastro de 8.102 usuários.

Com previsão de ser implantada em junho de 2011, a etapa seguinte contemplará o SIM Cartão Unitário, que gradativamente substituirá o bilhete unitário adquirido nas estações. O novo cartão será carregado no momento da compra e após a validação pelo bloqueio perderá seu crédito, retornando à bilheteria para ser carregado e utilizado novamente. Seifried explica que esse cartão é destinado ao público que utiliza o metrô esporadicamente e que a intenção é de que as novas estações de São Leopoldo e Novo Hamburgo já iniciem a operação com o novo sistema. Para os usuários que ainda possuírem os antigos bilhetes, a Trensurb realizará a compensação por algum meio de troca a ser definido. No momento estão sendo realizadas as especificações técnicas e de equipamentos necessários à operação deste cartão e o desenvolvimento dos softwares. Sua implantação dependerá das aquisições e adaptações que serão realizadas no sistema e do processo de fornecimento destes itens. O benefício deste novo sistema será a eliminação do bilhete e, consequentemente, a extinção do seu comércio ilegal no entorno das estações e a diminuição das chances de assalto às bilheterias, garantido mais segurança aos usuários e empregados da Trensurb.


SAIBA MAIS

→ A primeira etapa da integração entre os cartões SIM e TRI foi lançada no dia 8 de novembro. Nessa etapa, todas as pessoas com mais de 65 anos que possuem os cartões TRI ou SIM para idoso podem utilizar o cartão no trem e nos ônibus de Porto Alegre. Vale lembrar que a isenção no trem para idosos acima de 65 anos corresponde a uma lei federal. A isenção nos ônibus para idosos de baixa renda, residentes em Porto Alegre e com idade entre 60 e 64 anos corresponde a uma lei municipal. Sendo assim, somente os usuários do TRI que possuem mais de 65 anos terão isenção no trem e poderão utilizar o seu cartão TRI para embarque.

→ A implantação do SIM vale transporte, próxima etapa do projeto, deve ocorrer no primeiro quadrimestre de 2011.

→ O lançamento da bilhetagem eletrônica no trem ocorreu em dezembro de 2009 com o início do cadastramento para usuários da passagem antecipada. Já o lançamento da bilhetagem eletrônica nos ônibus de Porto Alegre ocorreu em maio de 2007 com o início do cadastramento para usuários isentos.


SERVIÇO:

O cadastro poderá ser realizado nos quiosques do SIM localizados nas estações Canoas/La Salle, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo, de segunda à sexta, das 8h às 18h. É preciso portar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. A retirada do cartão ocorre no mesmo quiosque onde o cadastro foi realizado no prazo de sete dias úteis. As pessoas que já possuem o TRI Idoso não precisarão solicitar o SIM, já que o mesmo cartão pode ser utilizado nos dois transportes.

Outras informações podem ser obtidas nos sites www.trensurb.gov.br e www.tripoa.com.br ou através do telefone 3027-9959.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 490paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2662&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000