Home Página Inicial > Notícias > 10ª EDIÇÃO DO ARTE NOS TRILHOS ENCERRA COM CENTRAL DO SAMBA

10ª EDIÇÃO DO ARTE NOS TRILHOS ENCERRA COM CENTRAL DO SAMBA

29.12.2010

Evento levou apresentações gratuitas à Estação Mercado da Trensurb em todas as terças-feiras do mês de dezembro.

Evento levou apresentações gratuitas à Estação Mercado da Trensurb em todas as terças-feiras do mês de dezembro.

Ontem, 28, ocorreu o encerramento da 10ª edição do Arte nos Trilhos, no saguão da Estação Mercado da Trensurb. O último show da temporada ficou por conta da Central do do Samba, grupo surgido em 2006 através do Movimento Cultural Central do Samba, com o intuito de semear a cultura do samba. A iniciativa, que neste ano celebrou o centenário de Noel Rosa e Adoniran Barbosa, contou com a apresentação de músicos e dançarinos, que levaram à estação um clima de descontração e alegria através do estilo musical dos sambistas homenageados em todas as terças-feiras do mês.

De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "o objetivo do Arte nos Trilhos além de proporcionar oportunidade tanto para jovens talentos quanto para artistas já consagrados da cena local, busca romper com a rotina dos usuários e levar um pouco de felicidade, que a boa música brasileira proporciona".

O projeto foi criado em 2000 e teve edições até 2003. Durante os três primeiros anos, promoveu 1.364 espetáculos, sendo 739 musicais, 190 de teatro e 435 de dança. Nomes importantes da cultura gaúcha já passaram pelos palcos do projeto, o cantor e compositor Bebeto Alves, o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo "Harmônica", Família Sarará, Karine Cunha, entre tantos outros. Desde 2008, com apoio da Caixa Econômica Federal, está de volta para alegria do público usuário da Trensurb. Nesta edição, estiveram presentes no projeto, além da Central do Samba: Buquezeiros Choro & Samba, em 7/12; Grupo Espaço de Dança Carlos Oliveira, no dia 14; e Calote Samba Rock, no dia 21.

Na abertura do Arte nos Trilhos 2010, a mineira de Uberlândia, Cristiane Pereira, 23 anos, de visita à Porto Alegre, resolveu descobrir o que era a Trensurb. Ao entrar na estação Mercado, deparou-se com o show dos Buquezeiros e ficou encantada com a música. “Acho muito boa a iniciativa da Trensurb. É uma maneira de trazer cultura ao pessoal que está passando para pegar o trem”, diz a visitante.

No show do dia 14, os usuários tiveram oportunidade de participar da apresentação, dançando com os integrantes do Espaço de Dança Carlos Oliveira. Luísa Barros, produtora do projeto, afirma que “o povo entra no embalo, foi muito legal. A escolha desse tema de samba foi um "gol" que fizemos, porque o pessoal adorou e participou demais”.

Foto: André Ávila, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 483paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2664&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000