Home Página Inicial > Notícias > INSTITUTO BRASILIDADES ABRE O CAMINHO DO ARTE NOS TRILHOS 2011

INSTITUTO BRASILIDADES ABRE O CAMINHO DO ARTE NOS TRILHOS 2011

02.12.2011

Evento cultural, cujo tema é o Ano Internacional dos Afrodescendentes, tem apresentações na Estação Mercado e no Museu do Trem, nas quintas-feiras de dezembro - exceto no dia 29.

O samba é um gênero musical com raízes genuinamente afro-brasileiras, sendo uma das bases da MPB. Já recebeu os títulos de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil – concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – e Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade – pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Tem, inclusive, o 2 de dezembro instituído como Dia do Samba desde 1963.

E a edição deste ano do Arte nos Trilhos teve início com um repertório repleto de compositores clássicos do gênero, como Cartola, João Nogueira, Noel Rosa e velhas guardas de escolas de samba. O Instituto Brasilidades levou à Estação Mercado uma apresentação musical que atraiu muitos usuários no movimentado início de noite do Centro de Porto Alegre.

César Vianna, percussionista e membro da diretoria do Brasilidades, explica que algumas das músicas escolhidas são “composições não tão em voga na mídia”, trazidas para conhecimento do público. Ele define o instituto como um grupo de amigos que se reuniu para fomentar e realizar atividades ligadas à cultura popular brasileira.

Usuários saúdam iniciativa

Muitos pararam por alguns instantes para acompanhar o show. Houve até quem arriscasse alguns passos de samba próximo ao palco na área livre da Estação Mercado. O senhor Juremi Silva preferiu só observar os músicos, mas se empolgou com o que (ou)viu. “Bom, muito bom”, exclamou o porto-alegrense.

As amigas Adriana Bonatto e Andréia Martins também gostaram muito da apresentação do Instituto Brasilidades. “Achei o máximo”, afirmou Andréia, ao que Adriana pontuou: “adoro!”. As canoenses só ficaram desapontadas pelo Arte nos Trilhos 2011 iniciar justamente em sua última semana de aula em um curso profissionalizante no Centro da capital.

Arte nos Trilhos segue até 22 de dezembro

A Trensurb realiza, com apoio da Caixa Econômica Federal, a edição 2011 do festival Arte nos Trilhos, tendo como tema o Ano Internacional dos Afrodescendentes, levando à estação terminal de Porto Alegre e ao Museu do Trem, em São Leopoldo, apresentações nas quintas-feiras de dezembro – exceto no dia 29. O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Sempre em dezembro, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho.

Confira as próximas atrações desta edição:

08/12, 19h - Estação Mercado - Shows: Os Remanescentes e Canta Brasil;
15/12, 19h - Estação Mercado - Shows: Zamba Ben e Brilho da Lata;
22/12, 19h - Museu do Trem (São Leopoldo) - Cerimônia de encerramento. Show: Buquezeiros Choro & Samba.

Foto: Thiago Kittler, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 536paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3106&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000