Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB ADERE AO PROGRAMA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TRENSURB ADERE AO PROGRAMA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

14.12.2011

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente visa a implementar gestão sustentável das atividades administrativas e operacionais.

A Trensurb e o Ministério do Meio Ambiente firmaram termo de adesão a fim de integrar esforços para desenvolver, na empresa, projetos destinados à implementação do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo é promover uma cultura antidesperdício e a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos. O termo vigorará pelo prazo de cinco anos.

Joaquim Machado, coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão Ambiental da Trensurb, e Francisco Gaetani, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, assinaram o termo, representando as instituições. Segundo Machado, o custo normalmente alto para implantação de programas de gestão ambiental pode ser uma dificuldade para as empresas públicas. No entanto, “a A3P dá condições para esse tipo de projeto sem muito custo”, como afirma o coordenador. Ele enfatiza, ainda, que grandes empresas como a Trensurb devem pensar de maneira sustentável – integrando o social, o ambiental e o econômico.

A Agenda A3P tem como principal objetivo sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais. O programa visa a estimulá-los a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades administrativas, adotando ações divididas em cinco eixos temáticos: o uso racional dos recursos, a gestão adequada dos resíduos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização/capacitação dos servidores e ações de licitação sustentável (as chamadas compras verdes).

Desde 2007, a Trensurb tem o seu Grupo de Trabalho de Gestão Ambiental, que se reúne semanalmente para tratar do tema. Com o A3P, pretende-se voltar grupos para cada um dos cinco eixos. A empresa é a terceira instituição do Rio Grande do Sul a aderir ao programa – já são parceiras a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3125&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000