Home Página Inicial > Notícias > EM CANOAS, CAMPANHA DE CADASTRAMENTO PARA O CARTÃO SIM

EM CANOAS, CAMPANHA DE CADASTRAMENTO PARA O CARTÃO SIM

15.12.2011

Ampliação do sistema de bilhetagem eletrônica na cidade entra em vigor em janeiro e proporcionará integração tripla (ônibus-trem-ônibus).

O cadastro para obtenção do cartão SIM Passagem Antecipada está sendo ampliado em Canoas. Além da Estação Canoas/La Salle, que já possui um quiosque de atendimento, as outras quatro estações no município têem postos de cadastramento que funcionam das 8h às 18h (estações Niterói/Uniritter, Fátima, Mathias Velho e São Luís/Ulbra.).  O usuário deve apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Os ônibus que realizam a integração com o metrô estão recebendo equipamento validador que permite a utilização do cartão SIM para pagamento da viagem. A novidade estará disponível a partir de 2 de janeiro.

Integração tripla entre Canoas e Porto Alegre

Com a integração tarifária dos modais de transporte em Canoas, os usuários que se deslocam do município para Porto Alegre (e vice-versa) terão um novo benefício: a integração tripla (ônibus-trem-ônibus). Utilizando os cartões SIM ou TRI – cartão de bilhetagem da capital, com o qual o sistema de tarifa metroviário já possui compatibilidade total – pode-se tomar o ônibus até o metrô e, chegando à outra cidade, embarcar em outro coletivo pagando um total equivalente a R$ 5,53. O benefício é válido mediante o intervalo máximo de 30 minutos entre cada um dos trechos da viagem. A soma das três tarifas, sem integração, chega a R$ 6,90.

Por exemplo: saindo do bairro Guajuviras, em Canoas, para ir até o bairro Praia de Belas, na Capital, o usuário utilizará a linha de ônibus circular até a Estação Mathias Velho, indo via metrô até a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, onde tomará mais um ônibus, a linha Assunção, tendo uma economia total de quase 20%.

Mais de 36 mil usuários possuem o cartão SIM

O sistema de bilhetagem da Trensurb, através do cartão SIM, funciona desde maio de 2009, trazendo mais praticidade, segurança e qualidade no atendimento. Disponibilizado primeiramente aos usuários que optam pela passagem antecipada e aos idosos (que dispõem de gratuidade), desde julho tem disponível a modalidade SIM Vale-Transporte. A modalidade substitui os bilhetes de Vale-Transporte comercializados pela empresa.

Até o início de dezembro, 36.417 usuários aderiram ao modelo de bilhetagem eletrônica que, atualmente, já proporciona integração total com o modal rodoviário da capital e desconto de 10% no total das tarifas na integração trem-ônibus. Além disso, a busca da integração com o transporte rodoviário metropolitano (que utiliza o cartão TEU) foi iniciado com a assinatura de termo de cooperação entre Trensurb e Metroplan no final de novembro.

Obtenha o cartão SIM

Paras as modalidades Passagem Antecipada e Idoso é necessária a apresentação de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O cadastro para confecção do cartão SIM Vale-Transporte, para trabalhadores que utilizam o metrô, deve ser encaminhado pelo empregador. Confira abaixo informações para cadastramento em cada situação:

SIM Passagem Antecipada: além dos novos postos de atendimento em Canoas, pode-se adquirir o cartão nos quiosques nas estações Mercado, Canoas/La Salle, Sapucaia e São Leopoldo (das 8h às 18h) ou na Central de Passagens da EPTC, na Rua Uruguai, 45, centro de Porto Alegre;

SIM Vale-Transporte: o cadastramento deve ser feito pelo empregador através do site www.tripoa.com.br;

SIM Idoso: usuários com 65 anos ou mais podem requisitar o cartão que garante gratuidade no transporte metroviário nos quiosques acima referidos ou na Central de Passagens da EPTC.

Os usuários que já possuem o cartão TRI, sistema de bilhetagem da capital, não necessitam de cadastramento para usufruir dos benefícios. Vale lembrar que no caso específico da gratuidade para idosos, a Trensurb segue regramento federal (isentando usuários a partir dos 65 anos), enquanto o transporte porto-alegrense tem definição municipal (beneficiando idosos a partir de 60 anos).

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3127&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000