Home Página Inicial > Notícias > APRENDIZES E FAMILIARES CELEBRAM FORMATURA DA 18ª TURMA DO ESTAÇÃO EDUCAR

APRENDIZES E FAMILIARES CELEBRAM FORMATURA DA 18ª TURMA DO ESTAÇÃO EDUCAR

20.12.2011

Projeto da Trensurb com apoio do SENAI-RS forma jovens em curso profissionalizante.

Na manhã desta terça-feira, 20, o auditório do Prédio Administrativo da Trensurb foi completamente lotado. Familiares e amigos, além de empregados da instituição, foram até o local comemorar junto aos aprendizes da 18ª turma do Programa Estação Educar, que chegaram à sua formatura após dez meses do curso de Assistente Administrativo.

Com uma classe pela manhã e outra à tarde, os jovens foram representados por dois oradores, Marlon Magdalena e Gabriele Lopes. O garoto da turma da manhã fez uma fala curta, mas visivelmente emocionada. Mesmo dizendo-se “sem palavras para descrever” o momento, sintetizou a alegria e agradecimento dos colegas. “Obrigado de verdade a todos que confiaram em nós. E agradecemos de coração, porque o talento, a força de vontade e a persistência nos trouxeram até aqui”, finalizou. Falando pela turma da tarde, Gabriele lembrou a união que se criou no grupo. Mas ressaltou que mesmo em “uma família” existem desentendimentos naturais. “Porém superamos e resolvemos esses problemas e isso é o mais importante”.

Diretor-presidente substituto – e diretor de Administração e Finanças – da Trensurb, Ney Michelucci Rodrigues lembrou o prêmio que a empresa recebeu da Assembleia Legislativa reconhecendo o investimento em ações socioambientais. Assinalou a oportunidade de início da vida profissional, convivência com os empregados e colegas, além do ambiente da Trensurb. Michelucci frisou, também, que o projeto cumpre com o objetivo social da empresa, induzindo o desenvolvimento econômico da comunidade na qual está inserida.

O diretor de operações, Paulo Renato Amaral, reforçou o significado do curso oferecido. “É um dos projetos mais importantes – senão o mais importante – que temos”, afirmou. Seguiu, explicando que aquilo que o Estação Educar proporciona aos alunos “é um aprendizado de vida, não somente de trabalho”.

“O primeiro passo vocês já deram, agora é com vocês”. Assim, a diretora do Centro de Educação Profissional de Moda e Design do SENAI-RS, Maria Evelise Blaz, felicitou os aprendizes pela nova etapa em suas vidas. Desejou empenho e sorte neste novo momento e aconselhou: “Continuem estudando, buscando informações”.

Simone de Lima, mãe da formanda Axley Rodrigues, falou em nome dos responsáveis pelos alunos, agradecendo à Trensurb e ao SENAI, e desejando que muitos outros jovens possam vir a se formar no programa. Ao final, foi exibida uma mensagem em vídeo, produzida pelos aprendizes com auxílio do Setor de Comunicação Social da empresa.

Projeto referência em responsabilidade social

O Programa Estação Educar foi instituído em 2003 e é realizado em parceria com o SENAI-RS. Os aprendizes realizam o curso de Assistente Administrativo no turno inverso ao da escola, tendo aulas sobre organização de escritório, informática básica, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e departamento de pessoal, entre outros.

Os requisitos para a permanência são a comprovação de frequência e desempenho escolar e o cumprimento das normas da empresa. Os alunos recebem meio salário mínimo mensal, vale-transporte, passe livre no metrô e alimentação.

No ano de 2004, o programa foi premiado pela campanha Paz é a gente que faz, da Assembleia Legislativa. Em 2006, recebeu da Bienal de Marketing da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) o reconhecimento como sendo uma das três principais experiências no país na categoria de Responsabilidade Social.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 487paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3136&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000