Home Página Inicial > Notícias > ARTE NOS TRILHOS 2011 ENCERRA EM RITMO DE SAMBA NO MUSEU DO TREM

ARTE NOS TRILHOS 2011 ENCERRA EM RITMO DE SAMBA NO MUSEU DO TREM

26.12.2011

Show de choro e samba com Os Buquezeiros, em homenagem aos 35 anos do Museu do Trem, em São Leopoldo, encerrou mais uma edição do programa que leva cultura às estações do metrô.

O grupo Buquezeiros Choro & Samba, com a canção Paraquedista, de José Leocádio, iniciou a última apresentação do Arte nos Trilhos de 2011, na tarde quente e agradável da quinta-feira, 22, no Museu do Trem em São Leopoldo. O programa que sempre ocorreu nas estações da Trensurb, desta vez saiu do seu palco característico e se deslocou até o povo leopoldense para apresentar o projeto cultural que se consolidou na capital gaúcha.   

O entardecer foi se aproximando, assim como o público, composto em sua maioria por senhoras e senhores de meia idade, apaixonados pelo samba e pelo choro, músicas que nos instrumentos dos Buquezeiros trouxe o sentimento saudosista e reviveu momentos guardados na memória de quem vivenciou e se identificou com as letras cantadas e interpretadas pelo grupo. Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, e A Rosa, de Pixinguinha, emocionaram a plateia, que cantou junto cada estrofe das obras consagradas da música popular brasileira. “O povo quer ouvir coisa boa”, declarou Betinho, vocalista do grupo Os Remanescentes, que também realizou apresentação no Arte nos Trilhos no dia 8 de dezembro. O presidente da cooperativa da Vila dos Ferroviários, Jair Moraes, destacou a importância das atividades artísticas promovidas pelo Museu do Trem. “Reaproximar o povo de algo que pertence a eles é valorizar a cultura local e sua história”, falou.

A edição do Arte nos Trilhos deste ano teve início na primeira semana de dezembro, na estação Mercado, e contou com diversas atrações durante todas as quintas-feiras. Passaram pelo palco do projeto o Instituto Brasilidades, Os Remanescentes, Canta Brasil, Zamba Bem, Brilho da Lata e Buquezeiros Choro & Samba.

Arte nos Trilhos

Com apoio da Caixa Econômica Federal, a edição 2011 do programa Arte nos Trilhos, teve como tema o Ano Internacional dos Afrodescendentes, levando cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb. Desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003, sempre no mês de dezembro, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano dos usuários do metrô gaúcho.

Fotos: Marco Pecker, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3143&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000