Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB INVESTE NA MEMÓRIA

TRENSURB INVESTE NA MEMÓRIA

29.11.2012

Parceria com a UFRGS garante tratamento arquivístico do acervo documental da empresa.

Mais de 30 anos de histórias – apesar de operar desde 1985, a empresa foi criada através de um decreto presidencial de abril de 1980 – fazem com que a Trensurb tenha acumulado inúmeros documentos e ofícios. Um contrato firmado entre a Trensurb e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), vai oportunizar a organização dessa documentação histórica.

O projeto “Memória Trensurb” reúne cinco bolsistas de diferentes cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): arquivologia, biblioteconomia, museologia, design e jornalismo. Por dez meses, eles trabalharão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para organizar os arquivos fiscais, jurídicos e administrativos, que estão distribuídos em cerca de 11 mil caixas. A eliminação dos documentos cujo prazo de guarda já está esgotado garantirá uma melhor organização, conservação e acesso àqueles que ainda possuem valor legal. Os procedimentos para eliminação de documentação arquivística contarão com o acompanhamento da arquivista da empresa, Karina Santos, e seguem a legislação do Conselho Nacional de Arquivos e Arquivo Nacional, órgãos aos quais a Trensurb é vinculada por seu caráter de empresa pública.

O projeto é de fundamental importância para a recuperação segura das informações, que darão suporte à tomada de decisões, dentro da Trensurb, auxiliando na melhoria da qualidade da gestão, além de contribuir para a eficiência e a eficácia dos processos advindos da Lei de Acesso à Informação Pública.

Para os alunos, a oportunidade de participar de um projeto completo de tratamento arquivístico e bibliográfico de uma massa documental acumulada por tantos anos auxilia a reconhecer os diferentes documentos bibliográficos, arquivísticos e museológicos.

“A vantagem da Trensurb é que tudo foi guardado. Então, não se corre o risco de não ter um documento importante”, afirma Maria do Rocio Teixeira, coordenadora do curso de Arquivologia da UFRGS e do projeto “Memória Trensurb”.

Foto: Emilene Lopes, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3532&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000