Home Página Inicial > Notícias > BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMEMORA 4 ANOS COM 36 MIL EMPRÉSTIMOS DE LIVROS

BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMEMORA 4 ANOS COM 36 MIL EMPRÉSTIMOS DE LIVROS

15.12.2012

Espaço cultural localizado na Estação Mercado oferece um acervo com mais de 3 mil títulos.

 Loeci Viana Neumann, 50 anos, passa muitas horas do seu dia andando de ônibus e de trem. A moradora de Nova Santa Rita trabalha em Porto Alegre e aproveita o tempo no transporte público para ler. Apaixonada desde criança pelo mundo das histórias, Loeci encontrou na Biblioteca Livros Sobre Trilhos uma ótima oportunidade de exercitar a leitura. “Não inventaram nada melhor. Eu gastava muito comprando livros, hoje posso ter acesso à um acervo gratuito, a caminho do trabalho”, conta Loeci que se associou em 2009 na biblioteca e hoje é a sócia que mais retira livros.

 Amanhã, 15, a Biblioteca Livros Sobre Trilhos comemora mais um ano de existência, proporcionando cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb numa dupla viagem: a de trem e a do universo da leitura. Há quatro anos, a parceria entre Trensurb e o Instituto Brasil Leitor – organização sem fins lucrativos que atua na área de criação
e gestão de projetos de estímulo à leitura e educação - oferece um acervo diversificado na plataforma de embarque “A Biblioteca Livros Sobre Trilhos é resultado de uma parceria importante na área socioambiental da empresa, pois entendemos que além de transportar pessoas, queremos contribuir com acesso a cultura”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. O diretor geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked, criador do projeto, diz que "as bibliotecas instaladas dentro do metrô provam que o brasileiro quer e gosta de ler. Facilitar o acesso aos livros era o que faltava para incentivar a leitura em um mundo moderno e apressado", explica.

Exposições, Hora do Conto e promoções mobilizam público da biblioteca

Atualmente são 2.799 sócios que desfrutam de um acervo de 3.937 livros de diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Além disso, a Livros Sobre Trilhos procura sempre levar outras manifestações culturais até o público, promovendo exposições e trazendo artistas do teatro e da dança para se apresentarem aos usuários. Nesses quatro anos de existência, foram realizados empréstimo de 36.028 livros.

Com o compromisso de oportunizar a leitura desde cedo, a Trensurb agenda visitas de escolas na biblioteca, onde cerca de 400 crianças já participaram da hora do conto. Nesse ano, a criançada de quatro instituições estiveram presentes na programação do Dia da Criança. Entre sócios e visitantes foram distribuídos cerca de 70 kits contendo dez títulos infantis da autora Patrícia Engel Secco.

Vitrines temáticas, comemorações de datas especiais e promoções fazem parte da rotina do espaço cultural, criando um vinculo agradável com os sócios. A biblioteca Livros Sobre Trilhos vai além de oportunizar o acesso à leitura, ela é um espaço cultural que estimula a imaginação e o conhecimento sobre o mundo.


Como se associar

A Biblioteca Livros sobre Trilhos da Estação Mercado funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.


* Cartaz promove aniversário da Biblioteca: criação de Victor Lugani Molinari, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3550&sitemapPage=323456de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3550&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000