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EQUIPAMENTO QUE IMPULSIONARÁ VEÍCULOS DO AEROMOVEL JÁ ESTÁ EM PORTO ALEGRE

17.12.2012

Conclusão da instalação dos grupos moto-propulsores, nos níveis térreos de ambos os terminais, deve ocorrer até o fim do mês.

Já estão em Porto Alegre, prontos para serem instalados, os dois grupos moto-propulsores (GMPs) da linha do Aeromovel entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O GMP é composto de um motor elétrico e de um ventilador centrífugo industrial de alta rotação, responsáveis pelo processo de movimento dos veículos do Aeromovel, através do deslocamento do ar. A instalação dos conjuntos no nível térreo de cada um dos terminais deve ser concluída até o final do mês.

A empresa Somax Tecnologia Acústica Ltda., localizada na cidade do Rio de Janeiro, foi responsável pela construção dos moto-propulsores.  O motor elétrico é da empresa Voges, de Caxias do Sul. Todas as peças utilizadas na constituição do Aeromovel são de fabricação nacional.

O Aeromovel Trensurb-Infraero

A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no Brasil interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto é orçado em R$ 33,8 milhões.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

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