Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB E NOVO HAMBURGO INAUGURAM PONTE NA RUA JOAQUIM NABUCO

TRENSURB E NOVO HAMBURGO INAUGURAM PONTE NA RUA JOAQUIM NABUCO

18.12.2012

Trânsito é reaberto no cruzamento com a Av. Nações Unidas, sobre o Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo. A obra inclui reforma da estrutura e pintura, além do alargamento do arroio.

Na manhã desta terça-feira, 18, foi inaugurada a ponte sobre o Arroio Luiz Rau, no cruzamento da Av. Nações Unidas com a Rua Joaquim Nabuco, no Centro de Novo Hamburgo. A travessia faz parte do conjunto de melhorias complementares às obras de expansão da Trensurb, executadas pelo Consórcio Nova Via.

A nova ponte tem 20 metros de largura e foi planejada para evitar enchentes. A construção conta com vigas menores que a antiga, permitindo que o vão entre o arroio e a ponte tenha uma altura maior. Além disso, o leito do Luiz Rau foi aprofundado e alargado. Juntamente com a ponte foram feitas as travessias de pedestres e setas indicativas e o divisor de fluxo com tachões bi refletivos. O passeio foi feito no lado direito da Rua Joaquim Nabuco, no sentido do Centro ao shopping Bourbon, e conta com rampas de acessibilidade e gradil de proteção.

A reabertura da ponte sobre o Arroio Luiz Rau é estratégica e de grande importância para o desenvolvimento de Novo Hamburgo e melhoria da malha viária do município. Segundo o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, a entrega procurou antecipar a semana de Natal, quando acontece maior circulação de carros no Centro da cidade. “A conclusão dessa obra é mais uma importante conquista para a Trensurb e para o município de Novo Hamburgo”, disse.
Até agora, seis travessias sobre o Arroio Luiz Rau já foram concluídas de um total de dez. A previsão é de que todas sejam inauguradas até março de 2013.

Estiveram presentes no ato de inauguração: o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes; o coordenador geral das obras de expansão, Lino Fantuzzi ;o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; os secretários municipais de Segurança e Mobilidade Urbana, Danilo Oliveira da Silva; de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros; Geral de Governo e Relações Comunitárias, Roque Werlang; de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck.

Como ficará o trânsito

O trânsito no cruzamento voltará a ser como era antes da demolição da ponte antiga. Quem trafegar pela Rua Joaquim Nabuco no sentido da BR-116 ao Centro, poderá seguir reto em direção à Catedral São Luiz ou dobrar à esquerda ou à direita na Av. Nações Unidas. Da mesma forma, quem trafegar na Rua Joaquim Nabuco no sentido oposto, poderá seguir reto em direção à BR-116 ou dobrar na Av. Unidas, à direita ou à esquerda. Já para os veículos que transitarem pela Nações Unidas, em ambos os sentidos, não serão permitidas conversões à esquerda.

Além da mobilidade urbana

Além de agregar mais cinco estações, 9,3 quilômetros de linha e 30 mil novos usuários, o escopo total da expansão do metrô conta com diversos serviços complementares que beneficiam a comunidade do Vale dos Sinos. Um deles é a canalização do Arroio Luiz Rau, contemplando seu alargamento e aprofundamento. A obra é uma demanda antiga da população e irá melhorar o escoamento das águas do arroio, minimizando riscos de enchentes, comuns na região. Foram incorporadas ao projeto também as novas pontes de transposição do Luiz Rau nas ruas Tapes e Castro Alves, além da demolição e reconstrução de todas as pontes existentes ao longo da Av. Nações Unidas no trecho entre o entroncamento com a Av. Primeiro de Março e a Rua Castro Alves.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3557&sitemapPage=212345de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3557&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000