Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB PARTICIPA DE CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

TRENSURB PARTICIPA DE CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

22.11.2013

Em dezembro, seis estações da Linha 1 recebem atividades de conscientização com distribuição de material gráfico como parte dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

A campanha global “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, criada em 1991, tem como objetivo promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres. Em 2013, atividades coordenadas pelo Fórum Municipal da Mulher acontecem de 24 de novembro a 9 de dezembro na capital e Região Metropolitana. A Trensurb participará através do Setor de Responsabilidade Socioambiental e do grupo Mulheres Metroviárias em Movimento, distribuindo material gráfico informativo em seis estações da Linha 1 no mês de dezembro.

Mulheres Metroviárias em Movimento é um grupo de empregadas da Trensurb que trabalha na defesa dos direitos, discussão de gênero e na prevenção da violência contra as mulheres. Auxilia também nas questões de gênero entre os empregados e no desenvolvimento de projetos em parceria com instituições municipais, estaduais e federais.

História do grupo

Em 2011, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM) procurou a Direção da Trensurb para tratar sobre o projeto de Lei nº 28/2012, do deputado estadual Mano Changes, sobre destinação de espaço exclusivo para mulheres no sistema metroviário – após pesquisa, foram encontrados apenas nove casos de reclamações de assédio a mulheres nos carros do trem nos cinco anos anteriores.

Tendo em vista a procura dos municípios pela parceria da Trensurb, empregadas começaram a trabalhar com a SPM em um projeto para construir campanhas de prevenção à violência contra as mulheres. Em setembro de 2012, quando se completaram seis anos da criação da Lei Maria da Penha, a Trensurb participou da campanha, fazendo panfletagem nas estações e para o público interno. Em janeiro de 2013, o grupo Mulheres Metroviárias em Movimento foi instituído oficialmente pela direção da empresa.

Confira a programação das atividades dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” no metrô:

2 de dezembro – Estação Santo Afonso
3 de dezembro – Estação São Leopoldo
4 de dezembro – Estação Sapucaia
5 de dezembro – Estação Esteio
6 de dezembro – Estação Canoas/LaSalle
10 de dezembro – Estação Mercado

Outras atividades:

24 de novembro
Caminhada e panfletagem Mulheres pelo Fim da Violência. Local: Brique da Redenção, às 10h.

25 de novembro
Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher

1ª Reunião de Trabalho da Frente Mista de Acompanhamento das Recomendações da CPMI da Violência. Local: Sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar – Assembleia Legislativa, às 14h.

Governador Escuta Mulheres – Rede Lilás. Local: Palácio Piratini, às 15h30.

Lançamento do Relatório Lilás. Local: Assembleia Legislativa, às 19h.

27 a 29 de novembro
II Seminário Mulheres e a Segurança Pública - Fortalecendo a Rede Lilás. Local: Ministério Público do RS (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80).

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 512paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3917&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000