Home Página Inicial > Notícias > BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMEMORA CINCO ANOS

BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMEMORA CINCO ANOS

06.12.2013

Na próxima terça-feira (10), a Trensurb inicia comemorações do aniversário do espaço que fica na Estação Mercado e aproxima a literatura dos usuários do metrô desde 2008.

Com um acervo de 5,4 mil livros e mais de três mil sócios, no próximo dia 15, a Biblioteca Livros sobre Trilhos comemora cinco anos de existência proporcionando cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb. Ao longo desses anos, a parceria entre a empresa metroviária e o Instituto Brasil Leitor – organização sem fins lucrativos que atua na área de criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e educação - oferece um acervo diversificado na plataforma de embarque da Estação Mercado.

Para comemorar essa data tão especial, a Trensurb preparou uma programação recheada de atrações. Tudo começa na terça-feira (10), quando se inicia a campanha de doação de livros da saga O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo; ao todo, a série conta com sete livros. Em parceria com a TV Minuto, cada livro doado dá direito a um par de ingressos para o Cinemark, válidos de segunda a quinta-feira. Considerado uma das mais importantes obras da literatura gaúcha, o romance conta parte da história do Brasil vista a partir da região Sul, narrando a saga das famílias Terra e Cambará. A história foi recentemente adaptada para o cinema pelo diretor Jayme Monjardim.

Nos dias 11 e 13, a biblioteca recebe alunos de escolas da região metropolitana para contações de histórias. As atividades serão promovidas pelo Grupo Cataventus e pelo autor Matheus Ayres. Mais uma vez, o Bob’s Trem da Estação Mercado apoiará as atividades promovidas na biblioteca. As crianças que participarem da hora do conto receberão tíquetes que dão direito à retirada de sorvetes no estabelecimento.

No dia 12, ocorre o lançamento da seção de “gênero” da Biblioteca Livros sobre Trilhos, com o recebimento dos primeiros títulos sobre o tema do grupo de trabalho Mulheres Metroviárias em Movimento (MMM). A Trensurb terá a primeira biblioteca do sistema do Instituto Brasil Leitor a contar com seção específica para o assunto.

Na mesma semana, o Rotary Club de São Leopoldo realiza a entrega dos livros recolhidos durante a campanha de doação “Doe um livro, tire uma foto”, realizada durante a Feira do Livro de São Leopoldo.

Cinco anos de cultura

Atualmente os sócios da biblioteca desfrutam de um acervo de livros de diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Além disso, a Livros Sobre Trilhos procura sempre levar outras manifestações culturais até o público, promovendo exposições e trazendo artistas do teatro e da dança para se apresentarem aos usuários. Nestes quase cinco anos de existência, foram realizados empréstimo de 43.875 livros.

Como se associar

A Biblioteca Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

A programação

Terça-feira (10/12)
Início da programação de aniversário e do recebimento dos livros da saga “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, em troca de ingressos de cinema.

Quarta-feira (11/12)
10h – Hora do conto com Cataventus – Ação de Integração Social e Cultural.
15h – Hora do conto com Cataventus – Ação de Integração Social e Cultural.

Quinta-feira (12/12)
15h – Lançamento da seção de “gênero” da Biblioteca Livros sobre Trilhos.

Sexta-feira (13/12)
14h - Hora do conto com o autor de Era Uma Vez Uma Pipoca, Matheus Ayres.

Foto: Luiz Soares/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3935&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000