Home Página Inicial > Notícias > METROVIÁRIAS ENGAJADAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

METROVIÁRIAS ENGAJADAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

10.12.2013

Blitz com distribuição de material informativo hoje (10), na Estação Mercado, marcou fim das atividades dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” no metrô.

Ao longo desta terça-feira (10), as Mulheres Metroviárias em Movimento (MMM) – grupo de empregadas da Trensurb que trabalha na defesa dos direitos, discussão de gênero e prevenção da violência contra as mulheres – promoveram uma blitz na Estação Mercado, com entrega de material informativo a respeito da violência de gênero. A atividade realizada neste Dia Internacional dos Direitos Humanos marca o encerramento das ações no metrô alusivas à campanha global “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

“É uma campanha consolidada e de suma importância para combater os abusos cometidos contra as mulheres. Nesse contexto, é dever das Mulheres Metroviárias em Movimento apoiar o projeto”, afirma a coordenadora do MMM, Dalva Chagas.

Desde o início do mês, outras cinco estações da Trensurb receberam ações de conscientização através de parcerias com secretarias e coordenadorias municipais de políticas para as mulheres: Santo Afonso no dia 2; São Leopoldo no dia 3; Sapucaia no dia 4; Esteio no dia 5; Mathias Velho no dia 6.

Adriane Borges, diretora de Políticas de Prevenção da Secretaria de Política para as Mulheres de São Leopoldo, exalta a parceria com a Trensurb e afirma que a ação na Estação São Leopoldo ajudou a campanha a atingir um grande número de pessoas. “A ideia é fazer as mulheres denunciarem os maus tratos e conhecerem os tipos de violência”, explica.

A Estação Mercado recebe, ainda, desde 28 de novembro a exposição Sobre a Vida, organizada pelo Hospital Divina Providência e pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, exibindo diferentes formas e olhares sobre a violência contra a mulher.

Às 15h da próxima quinta-feira (12), o grupo Mulheres Metroviárias em Movimento participa do lançamento da seção de “gênero” da Biblioteca Livros sobre Trilhos, entregando os primeiros títulos sobre o tema em evento que faz parte das comemorações de aniversário do espaço cultural. A Trensurb terá a primeira biblioteca do sistema do Instituto Brasil Leitor a contar com seção específica para o assunto.

Foto: Luiz Soares/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 511paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3938&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000