Home Página Inicial > Notícias > CELEBRANDO CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA, BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE HORA DO CONTO

CELEBRANDO CINCO ANOS DE EXISTÊNCIA, BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE HORA DO CONTO

11.12.2013

Atividades de aniversário do espaço cultural da Trensurb continuam ao longo da semana.

Na manhã desta quarta-feira (11), a Biblioteca Livros sobre Trilhos recebeu atividade de contação de histórias como parte da programação de aniversário do espaço cultural, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado. Na ocasião, os alunos do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo VI, de Canoas, participaram da ação promovida pela ONG Cataventus.

A professora aposentada Fátima de Oliveira foi quem encantou os pequeninos com a fábula “A formiguinha e a neve” e com a lenda do guerreiro gaúcho Sepé Tiaraju. Fátima trabalhou durante 25 anos como professora e, ao se aposentar, viu no trabalho voluntário como contadora uma forma de manter a proximidade com o ensino e as crianças. “Voltei à atividade porque não consigo ficar longe deles. É incrível acompanhar os níveis de aprendizado das crianças”, declara.

À tarde, alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Canoas também participaram da hora do conto. Ambas as turmas receberam vales-sorvete do Bob's Trem, que apoia a programação de aniversário da biblioteca.

Comemorações continuam ao longo da semana

A Biblioteca Livros sobre Trilhos completa cinco anos de existência no dia 15 de dezembro e as comemorações seguem ao longo dos próximos dias.

Já teve início uma campanha de doação de livros da saga O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo; ao todo, a série conta com sete volumes. Em parceria com a TV Minuto, cada livro doado dá direito a um par de ingressos para o Cinemark, válidos de segunda a quinta-feira.

Na quinta-feira (12), às 16h, ocorre o lançamento da seção de “gênero” da biblioteca, com o recebimento dos primeiros títulos sobre o tema do grupo Mulheres Metroviárias em Movimento (MMM), formado por empregadas da Trensurb que trabalham na defesa dos direitos, discussão de gênero e prevenção da violência contra as mulheres.

Na sexta-feira (13), a hora do conto volta com o autor do livro Era uma vez uma pipoca, Matheus Ayres, a partir das 14h. Após a atividade, às 15h30, ocorre a cerimônia de entrega do certificado “Amigo da Biblioteca Livros sobre Trilhos”, em reconhecimento aos participantes e parceiros das atividades do quinto aniversário da biblioteca, que estão ajudando a estimular a leitura.

Já na próxima quarta-feira (18), às 10h, na Estação São Leopoldo, o Rotary Club do município realiza a entrega dos livros recolhidos na campanha de doação “Doe um livro, tire uma foto”, realizada durante a Feira do Livro leopoldense.

Como se associar

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida em parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Para utilizar o serviço e ter acesso a um acervo de 5,4 mil livros, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

A programação

Quinta-feira (12/12)
16h – Lançamento da seção de “gênero” da Biblioteca Livros sobre Trilhos

Sexta-feira (13/12)
14h - Hora do conto com Matheus Ayres, autor de Era uma vez uma pipoca
15h30 – Entrega do certificado “Amigo da Biblioteca Livros sobre Trilhos”

Foto: Júlia Soares/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 511paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3946&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000