Home Página Inicial > Notícias > BIBLIOTECA DA TRENSURB REALIZA AÇÃO PARA TROCA DE LIVROS

BIBLIOTECA DA TRENSURB REALIZA AÇÃO PARA TROCA DE LIVROS

12.11.2014

Espaço cultural localizado na Estação Mercado do metrô expande e atualiza seu acervo unicamente através de doações. Campanha é oportunidade para interessados contribuírem nesse processo e serem premiados por isso.

A Trensurb, visando cumprir suas diretrizes de aliar serviços de qualidade a ações de responsabilidade social, por meio da Biblioteca Livros sobre Trilhos, realiza campanha de troca de livros. O objetivo do projeto é ampliar o acervo de títulos para empréstimos aos associados, bem como incentivar o hábito da leitura entre os usuários.

Atualmente, a biblioteca conta com mais de seis mil exemplares catalogados, dos mais diversos gêneros: literatura brasileira e internacional, autoajuda, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história. Segundo Fernando Noronha, que trabalha na biblioteca, “toda a movimentação, ampliação e diversificação do acervo se dá por conta de doações provenientes dos usuários do metrô, associados e funcionários da Trensurb”. “Além da importância do hábito da leitura, queremos que as pessoas também queiram compartilhar seus livros usados com que ainda não teve oportunidade de lê-los”, acrescenta.

A mobilização por parte dos 3,5 mil usuários cadastrados é fundamental considerando o fato que o material emprestado sofre deterioração devido ao manuseio. Como a biblioteca não possui estrutura para restaurar os impressos, campanhas de doação são realizadas para substituir títulos que não apresentam mais condições de serem cedidos aos sócios. Recentemente a Escola Adventista, em ação de doação, entregou mais de mil exemplares à Livros sobre Trilhos.

Até 15 de dezembro, data do sexto aniversário da biblioteca, todos estão convidados a trocar seus livros usados por outros. Uma relação dos títulos disponíveis para troca está no perfil da Biblioteca Livro sobre Trilhos, no Facebook, ou diretamente no local, que funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 11h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb.

Biblioteca Livros sobre Trilhos

Desde 15 de dezembro de 2008, Porto Alegre e Região Metropolitana têm a Biblioteca Livros sobre Trilhos como opção cultural e de lazer. Pensando sempre em expandir e melhorar o serviço ao seu usuário, a Trensurb, em parceria com o Instituto Brasil Leitor, proporciona essa oportunidade da integração e da leitura aos passageiros do metrô.

Em 2014, a Trensurb recebeu o prêmio Top Cidadania, da ABRH-RS, pelo case sobre a biblioteca e sua importância ao colocar o livro no caminho de milhares de pessoas que utilizam o trem, contribuindo para a democratização da leitura e do acesso aos livros.

Empréstimo de livros

Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3363-8707.

Foto: Luiz Soares/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4226&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000