Home Página Inicial > Notícias > A DOR DE COTOVELO E A POESIA BAIANA EMBALAM A ARTE NOS TRILHOS NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB

A DOR DE COTOVELO E A POESIA BAIANA EMBALAM A ARTE NOS TRILHOS NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB

13.11.2014

Primeira apresentação do grupo Buquezeiros Choro & Samba ocorre dia 14, às 16h, na Estação Mercado. Projeto musical ocorrerá todas as sextas-feiras até o dia 19 de dezembro em diferentes estações do metrô.

A partir desta sexta-feira (14), os usuários do trem estarão mais uma vez recebendo espetáculos musicais nas estações da Trensurb. Isso porque inicia mais uma edição do projeto Arte nos Trilhos, em sua 11ª edição. As apresentações musicais do grupo Buquezeiros Choro & Samba ocorrerão todas as sextas-feiras até o mês de dezembro (14, 21/11 e 28 de novembro, 5, 12 e 19 de dezembro), sempre às 16h.

Na edição deste ano os usuários poderão conhecer algumas das melhores canções de Lupicínio Rodrigues e Dorival Caymmi - no ano em que se comemora o centenário de dois dos maiores compositores brasileiros. O gaúcho Lupe, "criador" da expressão dor-de-cotovelo, deixou diversas obras primas, entre elas Vingança, Felicidade, Esses Moços, Pobres Moços; mas claro que para os gremistas, o hino do clube é sua máxima criação. Dori Caymmi, deixou uma obra de 80 canções, e segundo o jornalista Nélson Mota, "Caymmi é só filé, ele era muito rigoroso". O patrocínio do projeto há quatro anos é da Caixa Econômica Federal e a realização da Trensurb.

Voltando às raízes

Criado em 2010, o grupo Buquezeiros Choro & Samba realiza diversas apresentações em eventos particulares, feiras de livros e também em praças e outros locais públicos para que as pessoas possam apreciar a boa música. O repertório é composto por chorinhos, valsas, clássicos do samba e músicas tocadas no Brasil do final do século 19 até meados do século 20. Os Buquezeiros já se apresentaram no Arte nos Trilhos 2010, que homenageou Noel Rosa e Adoniran Barbosa. Encerraram, ainda, a edição 2011 do projeto – alusiva ao Ano Internacional dos Afrodescendentes –, com um show no Museu do Trem, em São Leopoldo.

Para o fundador do grupo, Darian Weber, “o projeto Arte nos Trilhos é sensacional, pois propicia aos usuários da Trensurb um momento de muita cultura, o que torna as estações mais cheias de vida”. Ele destaca ainda que o contato com o público do metrô é positivo: “Essa interação nos contagia. É muito bom ver o entusiasmo das pessoas”. Sobre o convite para participar da homenagem a Lupicínio e Caymmi, Weber considera que “são compositores inesquecíveis e suas músicas sempre agradam. Eles atravessam décadas e continuam a embalar corações”.

Levando cultura à população

O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Sempre em dezembro, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. Já participaram do projeto, nomes importantes da cultura gaúcha, como o cantor e compositor Bebeto Alves, o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo "Harmônica", Família Sarará, Karine Cunha, Karen Volkmann & Federico Trindade, Urbanus In Natura, Marcus Bentto, Os Remanescentes, Instituto Brasilidades, Canta Brasil, Zamba Ben, Brilho da Lata, grupo Teatro Ideia Ação, Companhia Atmosfera, entre tantos outros.


Confira o cronograma de apresentações do grupo Buquezeiros Choro & Samba na edição de 2014 do Arte nos Trilhos:

14/11, 16h – Estação Mercado
21/11, 16h – Estação Canoas
28/11, 16h – Estação Esteio
05/12, 16h – Estação Sapucaia
12/12, 16h – Estação São Leopoldo
19/12, 16h – Estação Novo Hamburgo

Arte: Larissa Reis/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4227&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000