Home Página Inicial > Notícias > HOMENAGEANDO DORIVAL E LUPICÍNIO, COMEÇA O ARTE NOS TRILHOS 2014

HOMENAGEANDO DORIVAL E LUPICÍNIO, COMEÇA O ARTE NOS TRILHOS 2014

17.11.2014

Projeto cultural da Trensurb e CAIXA, teve início na tarde de sexta-feira (14), na Estação Mercado, com apresentação do Grupo Buquezeiros Choro & Samba.

 

Os usuários que circularam pela Estação Mercado foram surpreendidos (14) com a abertura oficial da 11ª edição do projeto cultural Arte nos Trilhos. O grupo musical Buquezeiros Choro & Samba tocou alguns dos maiores sucessos dos compositores Lupicínio Rodrigues e Dorival Caymmi – em mais uma homenagem ao centenário de nascimento dos dois autores brasileiros, responsáveis por diversos clássicos da MPB. “Essa música enobrece cada vez mais o ser-humano”, disse a usuária, Ivanete Vagner, de Canoas. E finaliza afirmando que irá acompanhar o próximo espetáculo.

O coordenador do grupo musical, Darian Weber, destaca que “para o grupo é um privilegio participar desse projeto, que julgamos ser de grande valia para a cultura de Porto Alegre e região.” Já a usuária Ana Silva, de Esteio, fala que “esse estilo musical nos remete a músicas clássicas, e nos lembra coisas boas. A música é arte, fala muito com o corpo, mente e alma.

Realizado pela Trensurb, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos terá apresentações dos Buquezeiros em mais cinco estações, todas as sextas-feiras, até 19 de dezembro, sempre às 16h.

Voltando às raízes

Criado em 2010, o grupo Buquezeiros Choro & Samba realiza diversas apresentações em eventos particulares, feiras de livros e também em praças e outros locais públicos para que as pessoas possam apreciar a boa música. O repertório é composto por chorinhos, valsas, clássicos do samba e músicas tocadas no Brasil do final do século 19 até meados do século 20.
Para o fundador do grupo, Darian Weber, “o projeto Arte nos Trilhos é sensacional, pois propicia aos usuários da Trensurb um momento de muita cultura, o que torna as estações mais cheias de vida”. Ele destaca ainda que o contato com o público do metrô é positivo: “Essa interação nos contagia. É muito bom ver o entusiasmo das pessoas”. Sobre o convite para participar da homenagem a Lupicínio e Caymmi, Weber considera que “são compositores inesquecíveis e suas músicas sempre agradam. Eles atravessam décadas e continuam a embalar corações”.

Levando cultura à população

O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Sempre em novembro e dezembro, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. Já participaram do projeto, nomes importantes da cultura gaúcha, como o cantor e compositor Bebeto Alves, o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo "Harmônica", Família Sarará, Karine Cunha, Karen Volkmann & Federico Trindade, Urbanus In Natura, Marcus Bentto, Os Remanescentes, Instituto Brasilidades, Canta Brasil, Zamba Ben, Brilho da Lata, grupo Teatro Ideia Ação, Companhia Atmosfera, entre tantos outros.

SERVIÇO:

O que:
Arte nos Trilhos homenageia Lupicínio e Caymmi.

Quando:
21/11, 16h – Estação Mathias Velho
28/11, 16h – Estação Esteio
05/12, 16h – Estação Sapucaia
12/12, 16h – Estação São Leopoldo
19/12, 16h – Estação Novo Hamburgo

Onde:
Nas Estações São Leopoldo e Novo Hamburgo, os shows são gratuitos, na área livre, próximo das catracas.
Nas Estações Mathias Velho, Esteio e Sapucaia, na área paga, próximo das escadas fixas de acesso à plataforma de embarque/desembarque.

Quanto:
R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô) para aqueles que não estiverem usando o metrô nas estações Mathias Velho, Esteio e Sapucaia.
Os usuários que estiverem desembarcando nessas estações, é gratuito. Em São Leopoldo e novo Hamburgo, gratuito para todos.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4229&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000