Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO MATHIAS VELHO RECEBE PIANO CUSTOMIZADO NESTA QUARTA-FEIRA

ESTAÇÃO MATHIAS VELHO RECEBE PIANO CUSTOMIZADO NESTA QUARTA-FEIRA

18.11.2014

Iniciativa faz parte do projeto Piano Livre, que propõe a colocação de dez instrumentos musicais em locais públicos dos municípios de Porto Alegre e Canoas.

Nesta quarta-feira (19), a Estação Mathias Velho da Trensurb receberá uma visita singular. Isso porque, às 18h, ocorrerá a instalação do piano Schwartzmann customizado pelo artista Cadu Peixoto. A inauguração será marcada por uma apresentação de jazz do pianista Renato Borba.

O projeto Piano Livre propõe a colocação de dez pianos em locais públicos de Porto Alegre e Canoas, providos de segurança e protegidos de variações climáticas. Qualquer pessoa poderá utilizar os pianos para tocar como e o que desejar. Os instrumentos permanecerão instalados até abril de 2015, quando serão remanejados, possivelmente dando continuidade a novos projetos.

Aproximando a população da música erudita

O intuito do projeto Piano Livre é promover o instrumento musical e a música como um todo, fazendo dessa uma iniciativa popular que visa ao ensino de piano, utilizando-se dos instrumentos expostos, visando à formação e ao desenvolvimento do gosto de jovens e adultos pela música. Os locais escolhidos são pontos estratégicos de grande tráfego, tais como estações de trem e rodoviária, além de pontos turísticos, estudantis e comunidades carentes.
Todos os pianos foram pintados por artistas locais das mais variadas vertentes, contribuindo para a valorização da profissão artística e para o embelezamento da cidade. Os pianos estarão disponíveis para quem quiser tocar durante o período de cinco meses e serão periodicamente afinados. Os artistas convidados a personalizar os pianos são André Venzon, Ananda Kuhn, Cauan Rolin, Chana de Moura, Daniel Eizrik, Cadu Peixoto, Angela Longo, Carla Barth e Lídia Brancher.

Inspiração que vem do exterior

O projeto Piano Livre se baseia numa iniciativa de origem inglesa, o “Play Me, I’m Yours”, que desde 2008 já espalhou mais de mil pianos por 37 cidades na Europa, na América do Norte e na Austrália. Na América do Sul, o projeto chegou recentemente a Santiago, no Chile, e em São Paulo uma iniciativa semelhante instalou pianos em algumas estações de metrô. A intenção da ideia no Rio Grande do Sul é transpor uma proposta que já tem grande êxito internacional para a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Serviço

O que: instalação do piano customizado por Cadu Peixoto e apresentação de jazz do pianista Renato Borba.

Quando: quarta-feira (19), às 18h.
Onde: área paga da Estação Mathias Velho.
Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4230&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000