Home Página Inicial > Notícias > BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE NOVA EXPOSIÇÃO

BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS RECEBE NOVA EXPOSIÇÃO

24.11.2014

Mostra inaugurada hoje (24) traz fotografias de alunos da Escola Vila São Jorge, de Portão.

“Sob o olhar da inocência, qualquer ferramenta tecnológica se traduz em arte. O coração enxerga o que os olhos de uma criança sentem”. Essa frase está em um dos painéis da exposição Traduzindo sentimentos através da tecnologia e da escrita e revela a inspiração por trás da mostra, inaugurada hoje (24) na Biblioteca Livros sobre Trilhos da Trensurb. A mostra fica até 20 de fevereiro no espaço cultural localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado.

O trabalho foi realizado com 128 alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental da Escola Vila São Jorge, de Portão. Eles utilizaram laptops do projeto Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal, para fazer o registro fotográfico do pátio da escola e do museu da cidade, que conta um pouco da história do município de Portão.

Na manhã de hoje, a turma do 8º ano do ensino fundamental foi a primeira a visitar a biblioteca para conhecer a exposição. A estudante Djulia Bergamaski, de 14 anos, demonstra empolgação ao contar a história por trás da foto que tirou: “Quando vi a árvore, pensei que daria uma foto linda. Foquei mais no tronco dela pra ficar meio embaçado nas folhas. Ficou muito legal!”. Para ela, o trabalho “é uma influência para que a turma tire fotos”. Djulia também destaca que a exposição é “muito legal” e ter suas fotos expostas é “emocionante”.

Para a vice-diretora da Escola Vila São Jorge, Aline Lemmertz, o trabalho desenvolvido em sala de aula “ajuda os alunos a perceber que tudo o que eles fazem na escola pode ter um retorno, uma valorização”. Ainda segundo Aline, a proposta da exposição “dá mais ânimo para que eles continuem a fazer trabalhos, já que o que eles produzem em sala de aula pode ser visto pelos outros”.

De acordo com a supervisora educacional da Escola Vila São Jorge, Márcia de Oliveira, a proposta da exposição é “estimular a escrita e a arte dos alunos, mostrando o olhar da criança através do uso das tecnologias”. Ela explica ainda que a escola sempre teve uma preocupação de introduzir o ensino de diversas formas de arte aos alunos. “É a beleza do inocente. O olhar deles é lindo, uma coisa fantástica. Tinha que ver eles fazendo o trabalho, pegando o computador pequeno, e retratando folhas que, pra eles, virou arte. São pequenos artistas”, conta, entusiasmada.

Seis anos de incentivo à leitura

No dia 15 de dezembro, a Biblioteca Livros sobre Trilhos completa seis anos de atuação. Contudo, as atividades de comemoração pelo aniversário já iniciaram. A primeira é a Campanha de Troca de Livros, lançada com o início da Feira do Livro de Porto Alegre. Segundo o assistente de gestão da biblioteca, Fernando Noronha, o espaço não possui estrutura para restaurar os impressos, então “as campanhas de doação são realizadas para substituir títulos que não apresentam mais condições uso”. Nas duas primeiras semanas de dezembro, ocorrerão sessões de contação de histórias para alunos do ensino fundamental. Estão confirmadas duas turmas do Colégio Adventista de Porto Alegre nos dias 8 e 12 de dezembro. Também nos dias 8 e 12, ao fim das contações de histórias, serão realizadas entregas do Certificado Amigo da Biblioteca, destinado às pessoas e instituições que apoiam a biblioteca durante o ano, seja com a doação de livros ou ações de promoção institucional.

Foto: Marco Prass/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4234&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000