Home Página Inicial > Notícias > BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS CELEBRA SEIS ANOS DE INCENTIVO À CULTURA

BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS CELEBRA SEIS ANOS DE INCENTIVO À CULTURA

28.11.2014

Ações comemorativas iniciam na próxima terça-feira (2). Entre as atividades, há contação de histórias, entrega de certificados aos amigos do espaço cultural e uma surpresa para os usuários do metrô.

No dia 15 de dezembro, a Biblioteca Livros sobre Trilhos da Trensurb, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, completa seis anos de atuação. A atividade que marca o início das ações comemorativas será a hora do conto. Destinada aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari, a contação de histórias, feita por voluntários da ONG Cataventus ocorrerá às 14h30 para estudantes do 1º ano, e, às 15h30, para turmas de 1º e 2º ano.

Além da participação da ONG Cataventus, nos dias 8, 9, 10 e 15 de dezembro, o autor de Era Uma Vez Uma Pipoca, Matheus Ayres, também fará contação de histórias no dia 8, às 14h. Ao todo, mais de 400 crianças vão participar das atividades. No dia 15, quando a biblioteca celebra seis anos, será realizada a entrega do Certificado Amigo da Biblioteca, destinado às pessoas e instituições que apoiam o espaço cultural durante o ano, seja com a doação de livros ou ações de promoção institucional. Dois sócios serão contemplados com a gratificação: o usuário de número 50.000 a retirar livros na biblioteca e o leitor mais assíduo no período entre 1º de dezembro de 2013 e 30 de novembro de 2014.

Para o assistente de gestão da Biblioteca Livros sobre Trilhos, Fernando Noronha, “não é só a biblioteca que está de parabéns, mas também o Instituto Brasil Leitor, que deu início ao projeto e nos fornece suporte técnico, profissional e legal”. Para ele, além do instituto merecer congratulações, “principalmente a Trensurb está de parabéns, porque está indo além dos trilhos, está oferecendo um produto valioso demais para as pessoas, que é o acesso à leitura num país em que, muitas vezes, a cultura custa caro e o acesso aos livros não é tão universal quanto gostaríamos”.

Outras atividades paralelas também estão no calendário de comemoração do aniversário da biblioteca, como a Campanha de Troca de Livros, lançada com o início da Feira do Livro de Porto Alegre. Segundo Noronha, “o espaço não possui estrutura para restaurar os impressos, então as campanhas de doação são realizadas para substituir títulos que não apresentam mais condições uso”. Uma surpresa destinada aos usuários do metrô também está sendo preparada para marcar o aniversário do espaço cultural e levar a literatura ao dia de um maior número de pessoas.

Exposição da Escola Vila São Jorge

“Sob o olhar da inocência, qualquer ferramenta tecnológica se traduz em arte. O coração enxerga o que os olhos de uma criança sentem”. Essa frase está em um dos painéis da exposição Traduzindo sentimentos através da tecnologia e da escrita e revela a inspiração por trás da mostra que fica até 20 de fevereiro Na Biblioteca Livros sobre Trilhos.

O trabalho foi realizado com 128 alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental da Escola Vila São Jorge, de Portão. Eles utilizaram laptops do projeto Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal, para fazer o registro fotográfico do pátio da escola e do museu da cidade, que conta um pouco da história do município de Portão.

Uma turma do 8º ano do ensino fundamental foi a primeira a visitar a biblioteca para conhecer a exposição, no dia 24. Outras turmas da Vila São Jorge irão até o espaço cultural nas manhãs dos dias 1º, 8 e 15 de dezembro.

Sobre a Biblioteca

Criada em dezembro de 2008, a Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, é fruto de uma parceria entre a Trensurb e o Instituto Brasil Leitor. Ela conta atualmente com um acervo 6.200 livros para empréstimo. O espaço cultural funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro gratuito, apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3x4.

A programação de aniversário

02/12
14h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
15h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.

08/12
14h - Hora do conto com Matheus Ayres.

09/12
9h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
10h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
14h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
15h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.

10/12
14h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
15h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.

15/12
15h – Hora do conto com Matheus Ayres e entrega dos Certificados Amigo da Biblioteca.

Foto: Fernanda Garrido/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4237&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000