Home Página Inicial > Notícias > CONTAÇÃO DE HISTÓRIA MUSICADA ATRAI CRIANÇAS E ADULTOS NA BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA MUSICADA ATRAI CRIANÇAS E ADULTOS NA BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS

08.12.2014

Segunda hora do conto em comemoração ao aniversário de seis anos do espaço cultural da Trensurb aproxima jovens de escritor de livro infantil na tarde desta segunda-feira (8).

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, recebeu atividades de contação de histórias na tarde desta segunda-feira (8) a partir das 14h. O encontro é o segundo na programação do aniversário de seis anos do espaço cultural. Participaram do evento alunos do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari, de Porto Alegre.

O narrador voluntário foi o autor Matheus Ayres, que contou para as crianças a história de sua obra Era Uma Vez Uma Pipoca. Ayres atua como contador de histórias há 10 anos e escreve literatura há quatro anos. A atividade de contação, iniciada para alavancar as vendas da livraria onde trabalhava, agora também serve como uma forma de tornar mais acessível a leitura aos mais jovens. “Assim os mais novos sentem o gosto da leitura e veem como o livro é algo agradável e que a leitura pode ser um instrumento de amadurecimento pessoal”, comenta.

Quem também vê na literatura uma oportunidade para o crescimento das crianças é a advogada Maria Priscila da Silveira. Maria esperava o trem para Sapucaia quando a hora do conto começou. Ela diz ter parado para ver por causa das músicas e do violão que Matheus usava para contar a história. “Essa maneira de falar com os jovens é cativante, porque elas interagem com o narrador e se divertem bastante”, afirma.

Segundo a professora da Escola Danilo Antônio Zaffari, Marisete Martins, o momento de ir ouvir a história não é apenas uma diversão, mas também um momento para aprender a olhar o mundo com outros olhos. “Muitos alunos andaram de trem pela primeira vez hoje. Isso expande os horizontes deles, torna-os mais questionadores.” Para Marisete, a ideia da hora do conto é um exemplo a ser seguido: “É uma ideia fantástica. Outras empresas deveriam ter também”.

Ações de comemoração estendem-se até 15 de dezembro

A Biblioteca Livros sobre Trilhos completa seis anos de existência no dia 15 de dezembro e as comemorações seguem ao longo dos próximos dias. Além da participação de Matheus Ayres hoje e no dia 15, a ONG Cataventus também é responsável pelas contações dos dias 2, 9 e 10 de dezembro.

No dia 15, quando a biblioteca celebra seis anos, será realizada também a entrega do Certificado Amigo da Biblioteca, destinado às pessoas e instituições que apoiam o espaço cultural durante o ano, seja com a doação de livros ou ações de promoção institucional. Dois sócios serão contemplados com a gratificação: o usuário de número 50.000 a retirar livros na biblioteca e o leitor mais assíduo no período entre 1º de dezembro de 2013 e 30 de novembro de 2014. Encerrando as comemorações, acontecerá também a doação de livros infantis e infanto-juvenis excedentes a instituições parceiras e serão sorteados seis presentes – um para cada ano de atividade da Biblioteca – para os sócios do espaço.

Outras atividades paralelas integram ainda o calendário de comemoração do aniversário da biblioteca, como a Campanha de Troca de Livros, lançada com o início da Feira do Livro de Porto Alegre. Segundo o assistente de gestão da Biblioteca Livros sobre Trilhos, Fernando Noronha, “o espaço não possui estrutura para restaurar os impressos, então as campanhas de doação são realizadas para substituir títulos que não apresentam mais condições uso”. Uma surpresa destinada aos usuários do metrô também está sendo preparada para marcar o aniversário do espaço cultural e levar a literatura ao dia de um maior número de pessoas.

Como se associar
A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida em parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Para utilizar o serviço e ter acesso a um acervo de 6,2 mil livros, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

A programação de aniversário

09/12
9h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.

10h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
14h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
15h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.

10/12
14h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.
15h30 – Hora do conto com Cataventus - Ação de Integração Social e Cultural.

15/12
15h – Hora do conto com Matheus Ayres e entrega dos Certificados Amigo da Biblioteca.

Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4249&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000