Home Página Inicial > Notícias > JUNTO A USUÁRIOS E COLABORADORES, BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMPLETA SEIS ANOS DE ATUAÇÃO

JUNTO A USUÁRIOS E COLABORADORES, BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMPLETA SEIS ANOS DE ATUAÇÃO

15.12.2014

Espaço cultural localizado na Estação Mercado, mantido em parceria com o Instituto Brasil Leitor, contou com atividades de contação de histórias, entrega de certificados e ação de bookcrossing.

Manhã e tarde desta segunda-feira (15) foram repletas de ações em comemoração pelo aniversário da Biblioteca Livros sobre Trilhos, da Trensurb, que completa seis anos de atuação no dia de hoje. Diversas festividades iniciaram pela manhã e estenderam-se até a tarde. 

Surpresa para os usuários do metrô 

Para os usuários do trem, a segunda-feira começou diferente. Às 10h, em Novo Hamburgo e, no período da tarde, às 13h30, na Estação Mercado, ocorreu, no interior dos trens, uma ação de bookcrossing. A atividade consiste na prática de deixar um livro num local público para que outros o encontrem e, assim que a leitura for realizada, voltem a “libertá-lo” com o intuito de que outras pessoas possam continuar levando cultura adiante. Ao todo, cerca de 400 livros foram deixados nos assentos dos trens. Cada obra recebeu um marcador de páginas que continha uma mensagem direta a quem o encontrasse, assim saberiam que o livro poderia ser “esquecido” novamente para que ganhasse um novo dono. 

Joel Garcia é ator, diretor e produtor do projeto Solução Cênica e idealizador da iniciativa de angariar doações de livros que foram encaminhados à biblioteca. “Eu fiquei muito feliz com a ideia, com a parceria e com a aceitação do público. Acho que ações como essa devem servir de exemplo para que outras pessoas tomem iniciativa de colaborar com o próximo, já que vivemos numa coletividade. Não custa nada pegar um livro de sua biblioteca ou estante, tirar o pó e passar adiante uma boa história”, afirma Garcia. 

A aposentada Sandra Regina, de 58 anos, agradeceu o presente, o livro Sem Medo de Viver, da autora Zíbia Gasparetto e fez questão de salientar que fará parte da campanha: “Não preciso devolver!? Ah, então quando terminar vou fazer a mesma coisa, vou deixá-lo no banco de um dos trens para que alguém também tenha a possibilidade de ler”. 

Parceiros da Biblioteca Livros sobre Trilhos recebem congratulação 

Com o intuito de homenagear pessoas físicas e instituições que apoiaram o espaço cultural durante o ano, seja com a doação de livros ou ações de promoção institucional, ocorreu, às 15h30, a entrega dos certificados “Amigo da Biblioteca Livros sobre Trilhos”. Ao todo, 20 usuários do metrô, instituições e empresas receberam o certificado. 

Para o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, o trabalho desenvolvido pela equipe da Biblioteca Livros sobre Trilhos é “muito belo”. “Hoje, a biblioteca pode atingir milhares de pessoas sem custo algum. Divulgar e construir a ideia da leitura em um mundo em que cada vez mais se desligam dos livros é algo fundamental”, pontua. 

O diretor da TV Minuto, Fabiano Del Rey, disse que receber o certificado “é um orgulho”. Ele agradeceu em nome de toda a equipe da TV Minuto. “Depois do Guia da Etiqueta Urbana, que nos ajudou a ganhar o Prêmio Colunistas, este é o segundo projeto da Trensurb que apoiamos. É importante sempre apoiar projetos sociais da Trensurb”, diz. 

A professora e usuária do metrô Marlene Hoenig foi uma das beneficiadas com o certificado. Ela doou mais de 100 livros à Biblioteca Livros sobre Trilhos. "Resolvi doar esses livros porque muita gente pode ter a oportunidade de ler essas obras e acredito que eles serão bem utilizados", conta. 

Estavam presentes no evento representantes das seguintes instituições e empresas parceiras: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Grupo Cataventus, Bob's, TV Minuto, Rádio Alegria e Diário de Canoas. Também participaram o contador de histórias Matheus Ayres, o ator Joel Garcia e o escritor Miguel Duarte. Conselho Regional de Biblioteconomia, Câmara do Livro de Porto Alegre e Diário Gaúcho também foram homenageados com certificados.

Escola de Novo Hamburgo visita a Estação Mercado para atividade de contação de histórias 

Às 15h, a Biblioteca Livros sobre Trilhos promoveu uma ação de contação de histórias para 50 alunos do segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harry Roth, do Bairro Santo Afonso, de Novo Hamburgo. Quem encantou as crianças foi o autor Matheus Ayres, que escreveu o livro Era Uma Vez Uma Pipoca. Ayres atua como contador de histórias há 10 anos e escreve literatura há quatro anos. A atividade de contação, iniciada para alavancar as vendas da livraria onde trabalhava, agora também serve como uma forma de tornar mais acessível a leitura aos mais jovens. “Assim os mais novos sentem o gosto da leitura e veem como o livro é algo agradável e que a leitura pode ser um instrumento de amadurecimento pessoal”, comenta. 

Para a professora da Escola Harry Roth, Cláudia Assunção, a contação de histórias é interessante por ser uma atividade diferente e que possibilita aos alunos que saiam um pouco do ambiente da escola. “Eles pegam o trem, conhecem o sistema, e chegam aqui e veem algo novo. Prestam mais atenção, pois vieram especialmente para isso, sem contar que é um aprendizado muito importante”, afirma. 

Outras atividades de contação de histórias, com participação também da Cataventus Ação de Integração Social, fizeram parte das celebrações de seis anos da biblioteca, ocorrendo desde o início do mês. 

Exposição da biblioteca recebe visita de alunos 

Pela manhã, foi a vez de mais uma turma da Escola Vila São Jorge, de Portão, conhecer a exposição Traduzindo sentimentos através da tecnologia e da escrita. A mostra, que fica na biblioteca até 20 de fevereiro, foi realizada com 128 alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental da Escola Vila São Jorge, de Portão. Eles utilizaram laptops do projeto Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal, para fazer o registro fotográfico do pátio da escola e do museu da cidade, que conta um pouco da história do município de Portão. 

Como se associar 

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida em parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Para utilizar o serviço e ter acesso a um acervo de 6,2 mil livros, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura. 

Foto: Marco Prass/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 490paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4256&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000