Home Página Inicial > Notícias > AEROMÓVEL COMPLETA UM MILHÃO DE PASSAGEIROS E TRENSURB RECEBE ATO DE ASSINATURA PARA LINHAS DO MODAL EM CANOAS

AEROMÓVEL COMPLETA UM MILHÃO DE PASSAGEIROS E TRENSURB RECEBE ATO DE ASSINATURA PARA LINHAS DO MODAL EM CANOAS

19.12.2014

Em celebração à marca que está sendo alcançada nesta sexta-feira (19), Estação Salgado Filho da linha metrô-aeroporto recebeu ato de assinatura do contrato dos estudos e projetos das linhas 2 e 3 do aeromóvel de Canoas.

A linha metrô-aeroporto do aeromóvel, operada pela Trensurb, chega hoje (19) ao seu passageiro de número um milhão. Celebrando essa marca, a empresa recebeu, na manhã desta sexta-feira, o ato de assinatura do contrato dos estudos e projetos das linhas 2 e 3 do aeromóvel de Canoas entre a prefeitura do município e a Aeromovel Brasil S.A., detentora da tecnologia. Também foi assinado o decreto municipal que institui o comitê de acompanhamento das obras da linha 1 do modal no município, integrado por Trensurb, administração municipal, Caixa Econômica Federal e Aeromovel Brasil. O evento ocorreu na Estação Salgado Filho do aeromóvel da Trensurb, em anexo ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.

Em outubro, o Ministério das Cidades já havia garantido à Prefeitura de Canoas os R$ 272 milhões necessários para que seja licitada a implantação do primeiro trecho de uma linha da tecnologia, que ligará a Estação Mathias Velho da Trensurb à Avenida 17 de Abril, no Bairro Guajuviras.

Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, “uma das estratégias adotadas pela Trensurb em seu Plano de Negócios, além de buscar a eficiência operacional e o uso eficiente dos recursos, é contribuir para alavancar projetos de inovação tecnológica”. É o caso da linha do aeromóvel entre o metrô e o Salgado Filho. “Temos convicção de que fizemos uma opção correta”, disse Kasper em seu discurso no evento. “Será uma base de desenvolvimento tecnológico importante”, afirmou, lembrando que mais de 50 empresas e mil profissionais envolveram-se na implantação da linha que está ultrapassando a marca de um milhão de passageiros transportados. Sobre a implantação do modal em Canoas, Kasper classificou o projeto como “fundamental” e afirmou que “a Trensurb é parceira para o que for necessário”. “Nosso papel é o de dominar a tecnologia, sua aplicação operacional e sua manutenção”, destacou. “Viva o aeromóvel! Longa vida ao aeromóvel!”, exclamou ao concluir sua fala.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, por sua vez, afirmou a importância da integração trazida pela conexão metrô-aeroporto da Trensurb, mas destacou também o fato de que as linhas canoenses do aeromóvel serão as primeiras a realizar transporte de massa. Sobre a instituição do comitê de acompanhamento das obras, do qual a Trensurb faz parte, disse que se trata de “um passo decisivo para garantir a viabilidade dessa importante obra”. Lembrou ainda da aposta acertada do governo federal no modal: “Esse projeto representa uma crença do governo federal e da presidenta Dilma Rousseff nessa tecnologia”.

Já o diretor da Aeromovel Brasil S.A., Marcus Coester, representou o inventor do aeromóvel e diretor-presidente da empresa, Oskar Coester, lendo discurso dele em que agradeceu o apoio da Trensurb e da prefeitura de Canoas na realização do seu sonho de ver a tecnologia sendo efetivamente implantada no transporte de passageiros no Brasil. “Sonhar é bom, realizar sonhos é melhor ainda”, afirmava o discurso.

A linha metrô-aeroporto do aeromóvel

O projeto da primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil é uma iniciativa da Trensurb e totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional, de baixo custo de implantação e operacional, além de reduzido impacto ambiental. Funcionando alternadamente conforme a demanda, os dois veículos (um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300) suspensos, movidos por propulsão pneumática, permitem a integração e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em dois minutos e meio. Operando comercialmente desde maio deste ano, a linha foi inaugurada e aberta ao público (ainda em regime de testes), com a presença da presidenta Dilma Rousseff, em agosto de 2013. Atualmente, transporta cerca de 3,2 mil passageiros por dia útil.

Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 487paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4259&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000