Home Página Inicial > Notícias > LIVROS NO TREM: BIBLIOTECA DA TRENSURB DISTRIBUI OBRAS EM NOVO HAMBURGO

LIVROS NO TREM: BIBLIOTECA DA TRENSURB DISTRIBUI OBRAS EM NOVO HAMBURGO

03.07.2015

Na manhã desta sexta-feira (3), 40 livros foram deixados nos assentos de um trem que partia da estação terminal hamburguense.

Na manhã desta sexta-feira (3), 40 livros foram deixados nos assentos de um trem que partia da Estação Novo Hamburgo para que os passageiros encontrassem-nos e, assim, pudessem ler enquanto realizassem o trajeto até seus destinos. A ideia, explicitada em um marcador de páginas colocado dentro de cada um dos livros, é que, assim que terminarem sua leitura, os usuários do metrô possam voltar a “libertar” as obras com o intuito de que outras pessoas possam repetir o ato. Promovida pela Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, a ação tem como objetivo estimular a leitura entre os usuários do sistema metroviário.

“Gostei bastante de ter entrado hoje no trem e ter visto os livros, muda o dia da pessoa”, afirma Laura Benavides. Ela conta que, desde jovem, sempre gostou muito de ler e acredita que quanto mais se lê mais se adquire cultura. Para Laura, ler no trem pode ser uma boa forma para os passageiros do metrô distraírem-se durante a viagem. Estudante de jornalismo, Lucas Ott conta que tem o costume de ler um livro por semana e também diz que achou muito interessante a ação da Trensurb para estimular a leitura. “Fiquei muito surpreso quando entrei no trem e vi os livros, eu nunca tinha visto antes, foi bem legal”, diz.

A ação de distribuição de livros no interior dos trens é realizada na primeira sexta-feira de cada mês.

A biblioteca

A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida em parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A biblioteca conta com 6,5 mil livros, 3,7 mil sócios e já contabiliza mais de 52 mil empréstimos. Somente em 2014, foram 6,5 mil empréstimos e o acervo, ampliado apenas através de doações, aumentou em cerca de mil publicações.

Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum e desfrutar do mundo da leitura.

Foto: Fernanda Garrido/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 490paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4411&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000