Home Página Inicial > Notícias > ANIVERSÁRIO DO SEXTA CURTA TRENSURB RECEBE APRESENTAÇÃO DE MÚSICA ERUDITA

ANIVERSÁRIO DO SEXTA CURTA TRENSURB RECEBE APRESENTAÇÃO DE MÚSICA ERUDITA

30.10.2015

Programa cultural da empresa comemorou 9 anos de existência.

O programa Sexta Curta, da Trensurb, completa 9 anos de existência através do lema “cultura, lazer e convivência”,  e na tarde de hoje (30/10), na sala de treinamento do Centro de Bem Estar e Lazer, foi realizada uma sessão especial para os funcionários, estagiários e empregados contratados. Para comemorar e registrar a importância de seu papel cultural uma apresentação do grupo Camerata Cantabile foi a atração principal desta data.

Interpretando clássicos da música erudita de grandes compositores, como Mozart, Bach, Rossini e Bizet, o grupo, formado pelos músicos Daniel Vieira (piano), Débora Elisa (soprano) e Rose Carvalho (mezzo-soprano) levou o público a uma admiração diferenciada em comparação as habituais sessões do Sexta Curta. Para o gerente de Comunicação da Trensurb, "entramos no décimo ano do programa e, com certeza, houve um acerto da gestão de manter esse espaço de convivência e lazer entre todo o corpo funcional que compõe a empresa; a parceria com o Sesi tem proporcionado sessões memoráreis, assim como o Núcleo de Especiais da RBSTV, com curtas metragens gaúchos de grande importância para o cinema gaúcho, além de cineastas independentes que colaboram com o projeto".

Em 2014, com uma sessão especial de fim de ano, a parceria com o Sesi proporcionou outro momento de contato com a música erudita por meio da apresentação do Quinteto Persh. O grupo, formado por cinco acordeonistas,  revisitou diversas obras clássicas de mestres compositores da história musical.

Sextas-feiras culturais

Em 2006, após a realização de pesquisa interna, foi apontada a necessidade de uma opção cultural na empresa. Os dados levantados foram analisados por um grupo de trabalho e um uma reunião surgiu a ideia de exibir filmes aos empregados. Através do programa a Trensurb buscou atender tal necessidade apontada, oferecendo uma opção acessível, criativa e que objetivasse o envolvimento das pessoas das mais diversas áreas da empresa.

A data escolhida para a sessão inaugural foi 28 de setembro, uma alusão ao Dia do Ferroviário que é comemorado no dia trinta de setembro, e o primeiro curta exibido foi O Sanduíche, do cineasta Jorge Furtado. Hoje todos os empregados, estagiários e terceirizados, podemos assistir a diversos títulos produzidos por autores, principalmente gaúchos. As exibições só foram possíveis por conta de parcerias entre a Trensurb, Casa de Cinema de Porto Alegre e Grupo RBS.

Sesi Catedrais e Camerata Cantabile

O programa SESI Catedrais tem como objetivo manter a circulação de grupos musicais eruditos com o proposito de disseminar essa importante e pouco divulgada linguagem artística. O programa tem como conceito democratizar a música erudita, proporcionando experiências culturais. Desde 2011 o Circuito Catedrais, que é aberto ao público, direciona concertos à sociedade, visando proporcionar o acesso de trabalhadores da indústria e familiares a bens culturais.

A Camerata Cantabile foi formada em 2013, em Porto Alegre, e tem se dedicado à música vocal, contemplando importantes obras do repertório histórico. Atualmente soma mais de 40 concertos em espaços culturais, igrejas, empresas, bem como eventos corporativos e sociais, em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Fotos: Gustavo Nardon, da Trensurb 

 

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4498&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000