Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB REALIZA TRANSPORTE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À 61ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

TRENSURB REALIZA TRANSPORTE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À 61ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

03.11.2015

Por meio do Programa Futuro Usuário, jovens atendidos por instituições de ensino e serviço social recebem passe livre para o deslocamento até o Centro da capital.

Com o intuito de incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, a Trensurb, por meio do Programa Futuro Usuário, realiza o transporte gratuito de grupos de escolas e instituições beneficentes da Região Metropolitana de Porto Alegre até a Feira do Livro da capital. Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria entre a empresa e a Câmara Rio-Grandense do Livro leva crianças e adolescentes até o local do evento.

Uma das entidades atendidas nesta terça-feira (3), primeiro dia da ação, foi a ONG Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente, de Novo Hamburgo. Para a educadora da instituição, Daniela Sperb, “esse trabalho viabiliza o acesso à cultura para esses jovens que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica e mesmo que a passagem seja somente R$ 1,70, para eles faz muita diferença”. “É maravilhoso podermos contar com esse tipo de projeto que a Trensurb proporciona, já que somos uma ONG que lida com projetos e não teríamos como trazer duas turmas para visitar a feira”, completa Daniela.

O professor Maurício da Silveira Martins, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista, de Sapucaia do Sul, também acompanhou uma das turmas do colégio e, para ele, “o convênio entre a Trensurb e a Câmara do Livro foi muito importante para nós, já que disponibilizaram passe livre para os alunos, pois sem ele não haveria como levá-los para conhecer a feira”. Na edição 2014, a ação da empresa metroviária já havia contemplado a Escola Bela Vista.

As viagens para as escolas cadastradas continuarão até o fim da próxima semana, quando se encerra a 61ª edição da tradicional feira literária porto-alegrense. Instituições que tenham interesse em solicitar o deslocamento de grupos de jovens entre as cidades atendidas pela Linha 1 do metrô e o Centro da capital podem entrar em contato com o Setor de Responsabilidade Socioambiental da Trensurb pelo telefone (51) 3363-8468.

O Programa Futuro Usuário
 
Existente desde 1984 - um ano antes de início da operação comercial da Trensurb –, o Programa Futuro Usuário já acompanhou mais de 200 mil alunos, buscando sensibilizá-los e orientá-los para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem. Eles visitam a empresa e recebem todas as informações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de dicas sobre cuidados para preservar o metrô e suas estações. Escolas interessadas no agendamento de visitas podem fazê-lo também com o Setor de Responsabilidade Socioambiental da Trensurb.

Foto: Gustavo Nardon/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4500&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000