Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO ESTEIO DA TRENSURB RECEBE LANÇAMENTO DE LIVRO DO PROJETO RESGATANDO HISTÓRIAS

ESTAÇÃO ESTEIO DA TRENSURB RECEBE LANÇAMENTO DE LIVRO DO PROJETO RESGATANDO HISTÓRIAS

03.11.2015

Projeto da ONG Cataventus reúne contos produzidos a partir de relatos de idosos atendidos por Centros de Referência em Assistência Social do município de Esteio.

Na tarde desta terça-feira (3), a Estação Esteio da Trensurb recebeu o lançamento do livro do Projeto Resgatando Histórias, iniciativa da ONG Cataventus Ação de Integração Social e Cultural. A instituição, fundada em 1999, tem o intuito de promover, nas áreas da educação e da assistência social, a inclusão cultural de crianças, jovens, adultos e idosos, através da contação de histórias.

O Projeto Resgatando Histórias teve como objetivo reunir relatos de vida de idosos atendidos por Centros de Referência em Assistência Social (Cras) em Esteio e, posteriormente, transformou-os em contos que fazem parte de um livro. A iniciativa surgiu quando, nas reuniões quinzenais, “percebemos que os idosos sentiam a necessidade de serem ouvidos”, conforme conta Erica Mylius, da Cataventus. Passou-se então a incentivar a contação de histórias a fim de tentar suprir essa necessidade. Todos os depoimentos, eram gravados para que, futuramente, fizessem parte do livro. Erica, coordenadora do projeto, afirma que “a ideia original era que nós ouvíssemos os idosos, pois ouvi-los faz com que eles se sintam bem”.

No total, 30 idosos deram seus depoimentos para que o projeto fosse concretizado. O livro, que tem 48 páginas, traz 24 histórias contadas por eles, transcritas e editadas pelos voluntários da ONG. Para João Pedro Silva, gaiteiro do grupo e frequentador do Cras Território de Paz, “a iniciativa é muito boa, a população toma conhecimento de nossas histórias, ficam sabendo dos nossos tempos bons e ruins, sem falar que é muito gratificante passar adiante o que vivemos”.

Com alguns contos do livro espalhados pelas paredes da Estação Esteio, é possível observar diversas pessoas parando, lendo e fotografando. Para Erica, a parceria com a Trensurb é de extrema importância: “o fato de a Trensurb nos ceder esse espaço, para que pudéssemos fazer o lançamento do livro e a exposição dos contos, é muito bom”. “Se o lançamento fosse feito nos Cras, somente nós saberíamos da existência do projeto. Aqui não, muitos passam, olham e perguntam. Só tenho a agradecer à Trensurb”, completa a coordenadora.

Foto: Felipe Figueiró/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 488paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4501&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000