Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB RECEBE AÇÃO DO PROJETO LEITURA NO VAGÃO

TRENSURB RECEBE AÇÃO DO PROJETO LEITURA NO VAGÃO

12.11.2015

Voluntários realizam doação de livros na Estação Mercado a partir das 9h de sexta-feira (13).

A partir das 9h de sexta-feira (13), voluntários ligados ao projeto Leitura no Vagão, desenvolvido regularmente em São Paulo, realizarão uma ação de distribuição de livros na Estação Mercado da Trensurb. Cerca de 80 obras serão entregues aos usuários que estiverem passando pela plataforma de embarque da estação.

O projeto Leitura No Vagão é executado por voluntários que deixam livros aleatoriamente em trens para que os passageiros possam levá-los para casa com o intuito de, após o término da leitura, retornarem os exemplares aos trens a fim de que outras pessoas possam pegá-los. Criado em São Paulo pelo desenvolvedor de software Fernando Tremonti, o projeto já se espalhou por outras cidades brasileiras e agora chega a Porto Alegre, com a realização da ação especial na Estação Mercado.

Uma empresa que incentiva a leitura

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, a Trensurb seguidamente realiza projetos e fecha parcerias com diversas entidades, empresas ou grupos de pessoas.

Buscando relembrar os usuários do sistema metroviário sobre a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, as composições da Trensurb recebem assentos preferenciais para leitores. A ação é promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro e acontece até o próximo domingo (15). Tratam-se de adesivos distribuídos por quatro trens série 100 que transformam alguns bancos em espaços prioritários para quem estiver lendo, fazendo alusão aos bancos reservados para idosos, gestantes e deficientes. A Trensurb também está disponibilizando transporte e acompanhamento a escolas e instituições da região para que possam levar jovens para visitar a Feira utilizando o trem.

Na própria Feira do Livro, numa parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, publicações estão sendo arrecadadas para o acervo da Biblioteca Livros sobre Trilhos, no estande da Rede Pampa no evento. Localizado na Estação Mercado, o espaço cultural da Trensurb proporciona acesso a 6,5 mil livros para empréstimo gratuito. Recentemente, o projeto Livros Livres aproximou a literatura da comunidade por meio da instalação de oito caixas customizadas contendo diversos títulos disponíveis de forma gratuita, que podem ser retirados sem a necessidade de um cadastro. Essas caixas encontram-se nas estações São Pedro, Canoas, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Fenac e Novo Hamburgo. A Trensurb participa ainda do projeto Poemas no Ônibus e no Trem, mantendo afixados nos trens série 100, poesias selecionadas anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4508&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000