Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB LEVA 896 CRIANÇAS E ADOLESCENTES À FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

TRENSURB LEVA 896 CRIANÇAS E ADOLESCENTES À FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

16.11.2015

Por meio do Programa Futuro Usuário, jovens de uma ONG e 24 escolas de 11 municípios receberam passe livre no metrô e acompanhamento no deslocamento até o Centro da capital.

Com o intuito de incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, a Trensurb, por meio do Programa Futuro Usuário, realizou o transporte gratuito de grupos de 24 escolas e uma instituição beneficente até a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria entre a empresa e a Câmara Rio-Grandense do Livro levou crianças e adolescentes até o local do evento. Desta vez, receberam passe livre no metrô – e acompanhamento durante o deslocamento até o Centro da capital – 896 jovens atendidos por instituições dos municípios de Canoas, Esteio, Guaporé, Ivoti, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sananduva, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Vale Real.
 
Realizada de 30 de outubro a 15 de novembro, a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre contou com cerca de 700 sessões de autógrafos, 300 atividades para crianças, jovens e professores e 145 encontros com autores em escolas, na etapa prévia e paralelamente ao evento.  Também foram realizados mais 220 encontros com autores, 48 programações artísticas e 24 oficinas para o público adulto. O transporte gratuito de estudantes oferecido pela Trensurb ocorreu entre 3 e 13 de novembro.
 
O Programa Futuro Usuário
 
Criado em 1984 - um ano antes de início da operação comercial da Trensurb –, o Programa Futuro Usuário já acompanhou mais de 200 mil alunos, buscando sensibilizá-los e orientá-los para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem. Eles andam no metrô, visitam a sede da empresa e recebem todas as informações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de dicas sobre cuidados para preservar os trens e estações. Escolas interessadas no agendamento de visitas podem fazê-lo junto ao Setor de Responsabilidade Socioambiental da Trensurb, pelo telefone (51) 3363-8468.
 
Uma empresa que incentiva a leitura
 
Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, a Trensurb seguidamente realiza projetos e fecha parcerias com diversas entidades, empresas ou grupos.
 
Buscando relembrar os usuários do sistema metroviário sobre a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, as composições da Trensurb receberam assentos preferenciais para leitores em mais uma parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. Oito adesivos foram distribuídos por quatro trens série 100, transformando, durante a Feira, alguns bancos em espaços prioritários para quem estivesse lendo – em alusão aos bancos reservados para idosos, gestantes e deficientes.
 
Na própria Feira do Livro, numa parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, cerca de mil publicações foram arrecadadas para o acervo da Biblioteca Livros sobre Trilhos. Localizado na Estação Mercado, o espaço cultural da Trensurb proporciona acesso a 6,5 mil livros para empréstimo gratuito. Recentemente, o projeto Livros Livres aproximou a literatura da comunidade por meio da instalação de oito caixas customizadas contendo diversos títulos disponíveis de forma gratuita, que podem ser retirados sem a necessidade de um cadastro. Essas caixas encontram-se nas estações São Pedro, Canoas, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Fenac e Novo Hamburgo. A Trensurb participa ainda do projeto Poemas no Ônibus e no Trem, mantendo afixadas nos trens série 100, poesias selecionadas anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
 
Foto: Gustavo Nardon/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4513&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000