Home Página Inicial > Notícias > PARCERIA ENTRE TRENSURB E CATAVIDA ENCAMINHA RESÍDUOS PARA RECICLAGEM E GERA RENDA PARA CATADORES

PARCERIA ENTRE TRENSURB E CATAVIDA ENCAMINHA RESÍDUOS PARA RECICLAGEM E GERA RENDA PARA CATADORES

17.11.2015

Estações Novo Hamburgo, Fenac, Industrial e Santo Afonso são contempladas pela ação.

Buscando o desenvolvimento com responsabilidade socioambiental, a Trensurb, em parceria com o programa municipal de gestão social de resíduos Catavida, promove a coleta seletiva do lixo sólido produzido nas estações hamburguenses do metrô – Novo Hamburgo, Fenac, Industrial e Santo Afonso. A ação teve início na última semana de outubro e ocorre nas terças e quintas-feiras pela manhã.

Nos dias de coleta, os trabalhadores da Coolabore, cooperativa vinculada ao Catavida, vão até as estações para recolher os resíduos previamente separados por empregados e contratados da empresa metroviária. Claudete da Silva é uma das coletoras e, segundo ela, a parceria entre a Trensurb e o Catavida “torna o serviço mais rápido e rende mais”.

Para a assistente social Rúbia Goetz, integrante da coordenação do Catavida, a colaboração entre os órgãos é fundamental. “Com o auxílio da Trensurb, os catadores têm um aumento na sua quantidade de recursos”, afirma. Já o engenheiro ambiental da Trensurb, Guilherme Campos, destaca que a importância da parceria para a empresa é garantir “o descarte correto dos resíduos”.

Programa Catavida

Lançado pela administração municipal em 2009, o Catavida, programa de gestão social de resíduos sólidos, busca desenvolver ações integradas de forma a promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica em Novo Hamburgo. Isso ocorre por meio da atuação de catadores de materiais recicláveis no município, gerando renda para os mesmos através da reciclagem.

Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4515&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000