Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO SÃO LEOPOLDO DA TRENSURB RECEBE EXPOSIÇÃO “CARTÃO VERMELHO PARA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”

ESTAÇÃO SÃO LEOPOLDO DA TRENSURB RECEBE EXPOSIÇÃO “CARTÃO VERMELHO PARA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”

20.11.2015

Exposição dá inicio à programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” no município.

Nesta sexta-feira (20), a Estação São Leopoldo da Trensurb recebeu a exposição fotográfica Cartão vermelho para a violência contra a mulher, organizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo e a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A abertura da mostra deu inicio à programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” no município.
 
A exposição busca conscientizar a população a respeito da violência contra a mulher e, para isso, foram usadas fotos de jogadores e ex-jogadores de times de futebol locais como forma de chamar atenção. Nas fotografias feitas por Ilsa Helena Almeida, cada atleta segura um cartão vermelho gigante com os dizeres “não à violência contra a mulher”. A fotógrafa afirma que “é um grande prazer fazer parte deste projeto, ver meu trabalho exposto aqui, na estação, com um fluxo tão grande de pessoas e com um objetivo tão nobre, é muito bom”.
 
A coordenadora do Centro Jacobina e idealizadora do projeto, Márcia Horn, salienta que “os 16 dias de ativismo são uma iniciativa mundialmente conhecida em que o próprio poder público e organizações da sociedade civil procuram promover ações a fim de inibir a violência contra a mulher”. “Escolhemos este local por já termos uma parceria de longa data com a Trensurb, por conhecermos a ótima visão socioambiental da empresa e também pelo alto grau de divulgação que um local com tanto fluxo pode nos trazer”, afirma Márcia.
 
Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Inês Becker, a ideia de utilizar um esporte muito popular no país, o futebol, veio quando, em uma reunião de trabalho, utilizou-se a expressão “cartão vermelho” para se fazer referência à necessidade de se dar um basta à violência contra as mulheres. “Preferíamos que não precisássemos criar ações contra a violência, afinal, o ideal seria que nem existisse”, afirma a secretária. “O que precisa cair por terra é a ideia de que ‘em briga de marido e mulher, não se mete a colher’. Se mete, sim. Todos precisam estar engajados nesse tipo de iniciativa”, conclui.
 
Coordenadora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça na Trensurb, Aline Nunes ressalta a importância da parceria entre a empresa e a prefeitura de São Leopoldo em prol da campanha: “Foi uma iniciativa muito válida e, além disso, a Trensurb entrou como parceira, cedendo espaço para que a exposição fosse feita e apoiando a causa. O fato de usar a estação gera visibilidade e divulgação enormes”.
 
A exposição será itinerante, percorrendo locais de grande circulação. Até o dia 25 de novembro, pode ser conferida na Estação São Leopoldo. Em seguida, vai para o saguão do Centro Administrativo Municipal e, por fim, para a sede do Ministério Público no município.
 
Serviço
 
O quê: exposição Cartão vermelho para a violência contra a mulher.
Onde: saguão da Estação São Leopoldo.
Quando:  de 20 a 25 de novembro, das 5h às 23h20.
Quanto: grátis.
 
Foto: Felipe Figueiró/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4519&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000