Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB RECEBE SELO DE ACESSIBILIDADE 2015 DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

TRENSURB RECEBE SELO DE ACESSIBILIDADE 2015 DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

24.11.2015

Empresa recebeu o reconhecimento por atender as exigências de acessibilidade municipal nas estações Rodoviária e Aeroporto.

Na manhã desta terça-feira (24), a Trensurb participou e foi contemplada na cerimônia de entrega do Selo de Acessibilidade 2015, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, no salão de eventos de FIERGS. O evento teve o objetivo de promover o reconhecimento a instituições e estabelecimentos de Porto Alegre que asseguram a acessibilidade básica parcial ou a acessibilidade ampla e total, com base no Decreto Municipal nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007. Os critérios de acessibilidade para a concessão do selo ou do certificado, por sua vez, são estabelecidos segundo o Decreto Federal nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, e a Lei Municipal nº 8.317, de 9 de junho de 1999.
 
O selo, concedido por iniciativa da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) ou da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da prefeitura, ou ainda por solicitação do proprietário ou possuidor de edificação, exige que o imóvel passe por uma fiscalização para comprovar que está em conformidade com os critérios de acessibilidade.
 
A Trensurb foi representada no evento de hoje pela chefe do Setor de Planejamento e Projetos de Mobilidade Urbana, Marcelle Ribeiro, e pelo chefe de gabinete da Diretoria de Operações, Fernando Assis. A empresa foi contemplada com o selo pelas obras de acessibilidade das estações Rodoviária e Aeroporto, que possuem rampas de acesso, banheiros adaptados, corrimãos, elevadores e piso tátil. Vale lembrar que diversas estações do metrô possuem acessibilidade básica ou ampla, contudo, somente as localizadas na capital gaúcha contam para o reconhecimento. As outras quatro estações da Trensurb em Porto Alegre necessitam apenas de alguns ajustes para que atendam aos critérios de recebimento do selo.
 
Segundo Marcelle, a estatal tem diversos projetos em andamento relacionados à acessibilidade, “hoje a empresa possui propostas de elevadores, escadas rolantes, rampas de acesso e pisos táteis, tudo isso para ajudar o usuário e transportar da melhor forma possível os passageiros”. “É extremamente gratificante o recebimento do prêmio, afinal a Trensurb encontra-se em aprimoramento ininterrupto”, completa. Para Fernando, “o selo é o resultado de melhoras constantes e serve como prestação de contas para a população, pois a nossa missão principal é transportar e fazer isso da melhor forma possível”. “É profundamente satisfatório”, conclui.
 
Foto: Felipe Figueiró/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4520&sitemapPage=212345de 505paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4520&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000