Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB PARTICIPA DE ATO DE ASSINATURA DE CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE VEÍCULOS DO AEROMÓVEL DE CANOAS

TRENSURB PARTICIPA DE ATO DE ASSINATURA DE CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE VEÍCULOS DO AEROMÓVEL DE CANOAS

30.11.2015

Empresa, responsável pela primeira linha do modal em operação comercial no país, integra o comitê de assessoramento para implantação do sistema no município.

Na manhã desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Canoas promoveu ato de assinatura do contrato de fornecimento de veículos para o sistema do aeromóvel do município, cuja primeira fase prevê ligação entre a Estação Mathias Velho da Trensurb e o bairro Guajuviras. Ocorrido no Paço Municipal, o evento contou com a participação da Trensurb, que integra o comitê de assessoramento para implantação do sistema no município, juntamente com administração municipal, Caixa Econômica Federal e Aeromovel Brasil S.A. Representaram a empresa metroviária na ocasião o diretor-presidente Humberto Kasper e o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Nazur Garcia.

O contrato de fornecimento dos veículos foi firmado entre a Marcopolo S.A. e a Aeromovel Brasil, empresa detentora da tecnologia e responsável pela implantação do modal em Canoas. O prefeito Jairo Jorge também assinou o documento dando anuência à operação. Os termos preveem a fabricação de seis veículos pela Marcopolo para serem integrados ao futuro sistema.

Em sua fala no evento, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, destacou que o projeto do aeromóvel no município significa geração de renda e de soluções. Kasper elogiou ainda a iniciativa e o empenho do prefeito pela concretização do projeto. “Canoas será um exemplo para o Brasil e para o mundo”, afirmou. “Hoje, com os novos desafios do século 21, há necessidade de um novo caminho para a mobilidade. A alternativa é o transporte coletivo, de excelência. E o aeromóvel é uma solução efetiva, porque trabalha, de um lado a mobilidade, e de outro, a sustentabilidade”, declarou, em discurso, o prefeito Jairo Jorge.

Aeromóvel em Canoas

Em 2014, o município e a Aeromovel Brasil firmaram contrato para a realização de estudos e projetos do sistema, prevendo também que a empresa adquirisse os veículos, com a concordância da Prefeitura. O comitê de assessoramento para implantação do aeromóvel realizou visitas técnicas à Marcopolo, em Caxias do Sul, para avaliar as condições técnicas e financeiras do negócio.

A fase atual é de implantação da primeira fase da linha 1, que terá 4,6 quilômetros e sete estações, desde a estação Brigada, no bairro Guajuviras, até a Estação Mathias Velho da Trensurb. A Aeromovel Brasil realiza a sondagem do solo para implantação dos pilares da via elevada.

A linha metrô-aeroporto do aeromóvel

Iniciativa da Trensurb, a primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil já transportou mais de dois milhões de passageiros entre a Estação Aeroporto do metrô e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto foi totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional, de baixo custo de implantação e operacional, além de reduzido impacto ambiental. Funcionando alternadamente conforme a demanda, dois veículos (um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300) suspensos, movidos por propulsão pneumática, permitem a integração gratuita e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 50 segundos.

Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpre diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.

Foto: Tony Capellão/PMC

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 510paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4524&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000