Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO RECEBE ATIVIDADE NO DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO RECEBE ATIVIDADE NO DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

01.12.2015

Promovida em parceria entre a Equipe Voluntária Brasil e a Prefeitura de Novo Hamburgo, ação distribuiu material educativo e preservativos no terminal da Trensurb no município.

No Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, a Estação Novo Hamburgo da Trensurb recebeu ação da campanha Juntos na Luta Contra a Aids 2015, promovida pela prefeitura do município. Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e do grupo Sou Multiplicador, parte da Equipe Voluntária Brasil, foram distribuídos materiais educativos e preservativos a quem circulava pelo local.

Também nesta terça-feira, a população de Novo Hamburgo pôde realizar o teste rápido para HIV de forma gratuita em todas as unidades de saúde, além do Setor de DST/Aids e em unidade móvel instalada na Praça do Imigrante. A campanha contou com o patrocínio da DKT International, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1989 e com base em Washington (EUA), que promove o planejamento familiar e a prevenção ao HIV por meio do marketing social.

Em Novo Hamburgo, mais de mil pessoas estão em tratamento contra a doença imunológica que mais mata no mundo. O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de casos de contágio, principalmente entre jovens. Caroline de Andrade, de 16 anos, atua desde os 12 como voluntária em grupo de jovens que aborda a sexualidade e hoje é membro do Sou Multiplicador. Ela explica que “além dos jovens, ainda há muita desinformação entre todos”, principalmente, segundo Caroline, entre aqueles que não utilizam o preservativo por motivos religiosos. “Mas isso vem mudando com o grande número de ações que são realizadas”, afirma.

A usuária do metrô, Jenifer Cardoso, de 38 anos, é apoiadora de ações de conscientização, já que muitas pessoas não conversam sobre o assunto em casa e não procuram mais informações. Segundo ela, “muitos destes desinformados têm vergonha de perguntar, de questionar e isso pode ser fatal caso seja contaminado por alguma doença”. “O sexo, que é a forma mais ‘fácil’ de se adquirir o HIV, está banalizado e se escuta sobre isso em músicas, conversas, novelas, livros e filmes, mas ninguém banaliza de forma construtiva o uso da camisinha e por isso eu apoio este tipo de campanha de conscientização”, completa Jenifer.

Durante toda a campanha em Novo Hamburgo, que iniciou no dia 25 de novembro, mais de 15.000 preservativos femininos foram distribuídos, ressaltando a importância das mulheres no combate à doença e divulgando o modelo ainda desconhecido por grande parte da população. Além disso, 21.000 preservativos masculinos também foram distribuídos, lembrando a população da importância do uso de preservativo nas relações sexuais.

Foto: Gustavo Nardon/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 508paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4525&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000