Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB CELEBRA ANIVERSÁRIO DE SETE ANOS DA BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS

TRENSURB CELEBRA ANIVERSÁRIO DE SETE ANOS DA BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS

15.12.2015

Ato comemorativo contou com entrega de certificados de “Amigo da Biblioteca” às pessoas e instituições que colaboram com o espaço no incentivo à leitura.

Na manhã desta terça-feira (15), a Trensurb realizou a comemoração do sétimo aniversário da Biblioteca Livros sobre Trilhos (BLST), no espaço cultural localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado. Durante o evento, instituições parceiras, empregados da Trensurb e outros colaboradores receberam certificados de “Amigo da Biblioteca” e exemplares do livro Porto Alegre, dos fotógrafos Leonid Streliaev e Adriana Franciosi. 
 
Estiveram presentes no ato e foram homenageados: a mestre em comunicação social e jornalista, Fernanda Nascimento, que doou à BLST um exemplar de seu livro Bicha (nem tão) má; a presidente do Grupo Cataventus, Erica Mylius; os representantes da TV Minuto, Eduardo Campos e Fernando Ogawa; a representante do PROAME – CEDECA, Alda Pinto Menine; os representantes do projeto Leitura no Vagão, Fernando Torres, Daniel Durigon, Tania Mara de Olivereira e Jean Ferraz; empregados e gestores da Trensurb de áreas que dão suporte ao funcionamento da biblioteca, como as gerências de Informática, Manutenção, Sistemas e Operação.
 
Na oportunidade, a jornalista Fernanda Nascimento - que recebeu recentemente o Prêmio Humanidades 2015, concedido pelo Instituto Brasileira da Pessoa - falou de sua obra, resultado de pesquisa de mestrado na PUC/RS, que analisa as construções de sentido produzidas pelas narrativas midiáticas sobre a população LGBT nas telenovelas brasileiras. Fernanda disse que "o livro não apenas mapeia, como discute questões de representatividade nas novelas, no período de 1970 e 2013. As mudanças foram inúmeras e graduais, mas alguns padrões se mantém, como a hegemônica presença de homossexuais masculinos, brancos, e de pouca visibilidade de transexuais e travestis e de regulação da sexualidade lésbica". 
 
A Biblioteca Livros sobre Trilhos foi criada em 2008, resultado da parceria entre Trensurb e Instituto Brasil Leitor. Atualmente o espaço disponibiliza empréstimos gratuitos de mais de 6,5 mil livros que compõem seu acervo – ampliado exclusivamente por meio de doações. Mais de 3,8 mil usuários estão cadastrados e usufruem dos títulos disponibilizados. Nesses sete anos de atividades, já foram contabilizados mais de 50 mil empréstimos. 
 
Devido ao seu incentivo à leitura, a BLST foi agraciada com dois importantes prêmios. Em 2010, recebeu o título de "Biblioteca do Ano de 2009", da Câmara Rio-Grandense do Livro. Em 2014, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) reconheceu a atuação da biblioteca com o Prêmio Top Ser Humano. 
 
Como se associar 
 
A Biblioteca Livros sobre Trilhos funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum. 
 
Foto: Gustavo Nardon/Trensurb 
 

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4540&sitemapPage=112345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4540&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000