Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB COORDENA REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO DO GESPÚBLICA-RS

TRENSURB COORDENA REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO DO GESPÚBLICA-RS

07.12.2016

4º Seminário de Boas Práticas de Gestão ocorreu hoje (7) no auditório do Ministério da Fazenda, apresentando ações de organizações vinculadas ao Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.

Enquanto organização âncora do núcleo estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), a Trensurb coordenou a realização do 4º Seminário de Boas Práticas de Gestão do núcleo. O evento ocorreu nesta quarta-feira (7), no auditório do Ministério da Fazenda, em Porto Alegre.
 
O GesPública é o resultado da evolução histórica de uma série de iniciativas do Governo Federal para promover a gestão pública de excelência. Criado em 2005 por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, o programa tem como principais características ser essencialmente público, contemporâneo e federativo, além de estar voltado à disposição de resultados para a sociedade.
 
Na abertura do seminário, o diretor-presidente da Trensurb, Francisco Hörbe, agradeceu a presença de todos, parabenizou o núcleo do GesPública-RS e seu coordenador, Cassiano Drum, por suas atividades e falou brevemente de sua experiência no setor público – que inclui atuação como coordenador do Plano de Mobilidade de Porto Alegre na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Lembrou, ainda, da Lei de Responsabilidade das Estatais – que estabelece regras mais rígidas para compras, licitações e para a nomeação de diretores e conselheiros em instituições públicas – e da importância de se discutir seus efeitos em grupos como o núcleo do GesPública. Hörbe ressaltou a importância do empenho do gestor público em realizar um bom trabalho, especialmente numa conjuntura de crise econômica, e destacou alguns dos princípios do Gespública: o foco no que é entregue ao cidadão, a simplicidade e a economicidade. “O objetivo principal da Trensurb é transportar”, afirmou. O diretor-presidente salientou a relevância de se “focar na simplicidade de seu fim” e lembrou que “por questões econômicas, muitas vezes deixa-se de investir na área fim”, mas que é importante não perder o foco no objetivo principal. Hörbe concluiu sua fala colocando-se à disposição dos participantes do seminário e afirmando que a Trensurb está “sempre de portas abertas” para recebê-los.
 
O evento contou com 14 apresentações a respeito de práticas de gestão de instituições ligadas ao GesPública-RS: Hospital Centenário, Universidade Federal de Santa Maria, Prefeitura de São Leopoldo, Metroplan, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, CORSAN, Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, Trensurb, Prefeitura de Porto Alegre e Caixa Econômica Federal.
 
A Trensurb, representada pelo administrador Enrico Farias, apresentou o seu Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em funcionamento desde o início do ano. O SEI é uma ferramenta de gestão de processos desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que possibilita o trâmite eletrônico de documentos, dispensando o uso de papel, agilizando e dando transparência ao andamento de processos internos.
 
Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4805&sitemapPage=212345de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4805&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000