Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB PROMOVE CERIMÔNIA DE FORMATURA DO PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR

TRENSURB PROMOVE CERIMÔNIA DE FORMATURA DO PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR

07.12.2016

Realizado em parceria com SENAI-RS, programa de aprendizagem profissional formou 38 novos assistentes administrativos, tendo 33 participado da cerimônia nesta sexta-feira, 7.

Trinta e três jovens de famílias de baixa renda receberam os certificados de conclusão do Programa Estação Educar nesta quarta-feira (7), em cerimônia realizada no auditório da Trensurb. Eles passaram por um processo de aprendizagem profissional, realizando curso de assistente administrativo no turno inverso ao da escola, quatro horas por dia, de fevereiro a dezembro, sendo preparados para executar rotinas de organização e atividades da área. Além dos 33 formandos presentes na cerimônia outros cinco jovens concluíram o curso e receberão seus certificados. 

Na abertura do evento, o gerente da Comunicação Integrada, Jânio Ayres agradeceu a participação dos presentes, incluindo empregados e gestores da Trensurb, com destaque especial para os familiares dos formandos. Com a entrada dos formandos, foi dado início à entrega dos certificados pelas mãos do diretor-presidente da Trensurb, Francisco Hörbe, do superintendente de Desenvolvimento Comercial, Diego Tarta, do gerente de Recursos Humanos, Julio Maciel, e da orientadora pedagógica do SENAI-RS, Laura Rocha. 

Após a entrega dos certificados, foi passada a palavra aos oradores das duas turmas. O aprendiz Maximiliano Barton, da manhã, foi o primeiro a falar, destacando os momentos de alegria e de dificuldades da turma: “As subidas e decidas foram realidades sempre presentes. Juntos percorremos retas e nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades, mas chegou o momento de cada um seguir a viagem sozinho. Que as experiências adquiridas até aqui sejam alavancas para alcançarmos a alegria de chegar no objetivo projetado”.  Já Nathalia Soares, oradora da turma da tarde, relembrou o início do curso: “Parece que foi ontem que entramos naquela sala de integração, com carinhas curiosas e desconfiadas analisando as pessoas com quem iríamos conviver. Parece que foi ontem que chegamos ao SENAI, onde conversamos pela primeira vez e a maioria pensou ‘isso não vai dar certo’. Mas deu tão certo que ao longo do tempo nos tornamos o que somos hoje, uma turma unida e dedicada”. 

A seguir, as turmas prestaram seus agradecimentos aos homenageados: Silvana Tais Rech, instrutora dos aprendizes, e Sergio Luiz da Silva, auxiliar de serviços gerais do SENAI. Representando os pais dos aprendizes, Vera Geni Camargo agradeceu ao SENAI e à Trensurb pela oportunidade dada aos jovens e falou da importância do curso: “Isso vai acrescentar muito aos currículos deles quando forem procurar algum emprego”. A orientadora pedagógica Laura Rocha, por sua vez, agradeceu a parceria da Trensurb com o SENAI e aos familiares que, segundo ela, “de alguma forma, depositaram no SENAI a confiança de trabalhar com seus filhos”. Já a instrutora Silvana Tais Rech destacou o encerramento do ciclo, agradeceu à Trensurb e ao SENAI. “A educação de qualidade é a nossa missão enquanto SENAI e o Estação Educar conecta esses jovens a essa missão que tentamos desenvolver durante este ano. Esse processo iniciou-se ainda no ano passado, foram 800 horas, parece muito falando agora, mas passou tão rápido, foram muitos os trabalhos, as pesquisas, as apresentações, os puxões de orelha, mas também, como professora desse processo, quero falar do orgulho que eu senti por tantos alunos competentes, esforçados, que apesar de todas as adversidades estavam lá todos os dias”, declarou Silvana. 

Ao final, o diretor-presidente Francisco Hörbe falou em nome da Trensurb, agradecendo a parceria do SENAI. “Nada na vida é por acaso. Se vocês estão aqui hoje é porque tiveram vontade de conquistar um curso além, que vocês vão levar para o currículo de vocês, para o resto da vida. Além disso, saem daqui com uma amizade. Sempre que vocês se encontrarem, vão lembrar dos bons tempos da época”, afirmou Hörbe. O diretor-presidente também fez um desafio aos formandos: “Continuem estudando, cada vez mais se qualificando e quem sabe eu não encontro vocês aqui, daqui a uns 5, 6 ou 10 anos, sendo funcionários desta casa”. 

Representaram a Trensurb na cerimônia: o diretor-presidente Francisco Hörbe; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Diego Tarta; o engenheiro Sidemar Francisco da Silva, representando a Superintendência de Desenvolvimento e Expansão; o assessor Júlio César Castro, representando a Diretoria de Administração e Finanças; o gerente de Recursos Humanos Julio Maciel; a assistente social e coordenadora do programa, Rosangela Predoso, gestores e empregados. Pelo SENAI, estiveram presentes a orientadora pedagógica Laura Rocha, a orientadora educacional Jaqueline Tresoldi e a instrutora Silvana Tais Rech. 


Foto: Aurea Araújo/Trensurb

 

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4806&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000