Home PĆ”gina Inicial > NotĆ­cias > TRENSURB CELEBRA OITO ANOS DO ESPAƇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

TRENSURB CELEBRA OITO ANOS DO ESPAƇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS

20.12.2016

ProgramaĆ§Ć£o comemorativa teve contaĆ§Ć£o de histĆ³rias, homenagem a usuĆ”rios e colaboradores, alĆ©m de lanƧamento de obra literĆ”ria.

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos completou, na última quinta-feira (15), oito anos de incentivo à leitura, e em comemoração, contou com diversas festividades junto a sócios e parceiros. Na manhã de segunda-feira (19), o espaço recebeu uma atividade de contação de histórias. À tarde, parceiros foram homenageados. Na semana passada, novos sócios ou usuários que retiraram livros ganharam vales-sundae. Na última sexta-feira, o local recebeu o lançamento da obra literária Inexorável, da escritora gaúcha Roselaine Gil, que realizou uma sessão de autógrafos.

Hora do conto

Na manhã de segunda-feira, às 10h, o Espaço Multicultural promoveu contação de histórias como parte da programação de aniversário. A ação foi promovida pela ONG Cataventus e contou com a participação de 20 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harry Roth, de Novo Hamburgo.

As voluntárias Fernanda Nunes e Fernanda Souza narraram para as crianças as histórias O grande rabanete, Cabelo de Lelê, Nicola - a borboleta de uma asa só e A invenção do medo. Fernanda Souza atua como contadora de histórias há 10 anos e considera esse trabalho muito importante para incentivar a leitura. “É um diferencial, porque as crianças ficam muito encantadas”, declara.

Segundo a professora da Escola Harry Roth, Elisângela Cristina Reis, seus alunos já participam anteriormente da atividade de hora do conto e retiram livros diariamente na biblioteca da instituição. Para Elisângela, “a leitura é a base de tudo, o pontapé inicial para todas as aprendizagens”.

Parceiros certificados

Com o intuito de homenagear pessoas físicas e instituições que prestaram apoio durante o ano – seja com a doação de livros, ações de promoção institucional ou participação nas atividades – o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos promoveu a entrega do “Certificado de Amigo” às 15h30 de segunda-feira.

Estiveram presentes e foram homenageados no evento: o estudante de jornalismo e ex-estagiário do espaço, Gustavo Nardon; a bacharel em biblioteconomia, Jéssica Moraes Ferreira; o usuário e leitor, Edson Godoy; o ilustrador Carlitos Astrada; a sócia da Lancheria e Fast Food Só Luz, Luciana Costa Marra; os escritores Pedro Rubem Nascimento e Roselaine Gil; a ex-metroviária Teka Silveira; empregados e gestores da Trensurb de áreas que dão suporte ao funcionamento do espaço. Entregaram os certificados o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, e o assessor da Presidência, Ernani Fagundes, representando o diretor-presidente da empresa, Francisco Hörbe.

Entre os homenageados, Edson Godoy, que é sócio há oito meses, recebeu o certificado por ser o leitor mais assíduo do espaço. Somente neste ano, retirou 54 livros. “A biblioteca é algo muito beneficente e só posso elogiar o espaço que nos favorece. A minha meta para o ano que vem é ler 65 livros”, afirma.

Outro homenageado foi o escritor e personal chef, Pedro Rubem Nascimento, autor de Lugar de homem é na cozinha. Pedro conta que ficou emocionado ao receber o certificado, pois trabalhou muito tempo na empresa e viu o espaço nascer. “A Trensurb está de parabéns por esse trabalho”, diz.

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de mais de 7 mil publicações de todos os gêneros para os mais de 4,6 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
 
Interessados em efetuar o cadastro podem se dirigir até o espaço, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre. É necessário apresentar os originais do RG, CPF e comprovante de endereço. Não é necessário pagar qualquer tipo de taxa e o associado já pode retirar um livro no ato do cadastramento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3363-8707 ou pela página no Facebook.
 
Foto: Tainah Gil/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTƍCIAS
12345de 446paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4820&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - HumaitĆ” - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000