Home Página Inicial > Notícias > Arquitetura do Metrô está em exposição no Shopping Total

Arquitetura do Metrô está em exposição no Shopping Total

26.10.2005

São 20 trabalhos, entre plantas e maquetes, desenvolvidas pelos alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico V da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, relativos aos anos 2004 e 2005

A exposição Arquitetura do Metrô de Porto Alegre está instalada no pavimento térreo do Shopping Total, junto às escadas rolantes, na avenida Cristovão Colombo (antiga fábrica da Brahma), e poderá ser visitada até 7 de novembro, das 10h às 22h. São 20 trabalhos, entre plantas e maquetes, desenvolvidas pelos alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico V da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, relativos aos anos 2004 e 2005, Os exercícios tiveram como proposta, a partir de situações reais, a elaboração de estudos acadêmicos de arquitetura, para as estações do futuro Metrô de Porto Alegre - Linha 2 - e faz parte de um convênio de cooperação técnica entre a Trensurb e a Ufrgs. A abertura ocorreu ontem, 25, à noite, e contou com a presença do diretor de Operações da Trensurb, Luís Carlos De Cesaro, do gestor do projeto pela Ufrgs, professor Luiz Carlos Macchi Silva, dos alunos da disciplina e funcionários da empresa e um grande número de pessoas que foram conhecer os trabalhos.
Macchi disse que ``a elaboração dos projetos se consistuiu em um trabalho de pesquisa, onde os acadêmicos levaram em consideração aspectos urbanos e de integração aos sistemas de transporte do município, além de visitas junto ao metrô de São Paulo e de Buenos Aires´´. A acadêmica Julia Freitas, que participou no desenvolvimento da futura Estação Sertório, conta que "os alunos trabalharam em duplas e tiveram pouco tempo para a execução, menos de um semestre".
A Trensurb forneceu o cadastro topográfico dos terrenos existentes ao longo do traçado proposto para essa nova linha , os alunos desenvolveram os respectivos Programas de Necessidades, atendendo ao projeto básico. "A exposição é o coroamento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do sétimo semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufrgs. No evento, eles terão a oportunidade de apresentar para a comunidade suas idéias e propostas arquitetônicas e urbanísticas para as futuras estações do metrô de Porto Alegre, evidentemente que restritas ao contexto de estudos acadêmicos´´, diz o gestor do convênio pela Trensurb, engenheiro Lino Fantuzzi.
Os alunos levaram em consideração aspectos fundamentais na elaboração de projetos para estações de Metrô (implantação, relação com a cidade e outros meios de transporte, acessibilidade, qualidade construtiva, qualidade estrutural, rapidez na execução, facilidade de manutenção). "Foram desenvolvidos projetos de estações da Azenha até a Fiergs, estudando e pesquisando alternativas, levando em consideração aspectos ambientais, urbanos, e a relação com o entorno e a integração com a cidade", destaca Macchi. Acrescenta-se também a estes fatores, sempre observados no desenvolvimento de um bom projeto arquitetônico, "a articulação dos espaços, a integração com o entorno natural e construído, o conforto ambiental e, evidentemente, qualidade espacial e formal", complementa Macchi.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=492&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000