Home Página Inicial > Notícias > FEIRA DE TROCA DE LIVROS LEVA MAIS CULTURA AO DOMINGO DA ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB

FEIRA DE TROCA DE LIVROS LEVA MAIS CULTURA AO DOMINGO DA ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB

30.10.2017

Promovido pelo projeto Redes de Leitura em parceria com a empresa metroviária, evento contou com troca de livros e declamação de poemas.

No último domingo (29), a Estação Mercado da Trensurb recebeu a Feira de Troca de Livros, promovida pelo projeto Redes de Leitura em parceria com a empresa metroviária. O evento, explica Camila Schoffen, bibliotecária do Redes, tem a “proposta de mostrar que podemos trocar e reaproveitar os livros”. Bastava levar um livro em boas condições que os usuários poderiam trocá-lo por outro. Além disso, a pessoa que declamasse um poema, podendo ele ser autoral, de escolha pessoal ou um dos disponibilizados pela organização do evento, também poderia levar um exemplar para casa.
 
João Aroldo Teixieira, de 54 anos, chegou à Estação Mercado, vindo da Canoas, sem saber que o evento estava acontecendo. Para ele, a Feira “foi uma grata surpresa, porque a literatura, para mim, é uma expressão de conteúdos baseada numa supra-realidade criada pelo artista – pois todo autor é uma artista – para que todo leitor tenha direito de ler”. Fã de Machado de Assis, Oswald de Andrade e Clarice Lispector, João é um entusiasta da literatura, que, para ele, “ainda é o que nos traz um pouco de conhecimento nesse mundo tecnológico. Ler é bom e saudável”.
 
A pequena Júlia, de quatro anos, preferiu cantar em vez de recitar um poema. Ela cantou a música Livre Estou, tema principal do filme Frozen, da Disney. A mãe de Júlia, Vivian Oliveira, disse que achou o evento “uma ótima ideia porque tem um fluxo enorme de pessoas no trem todos os dias e incentiva as pessoas a lerem mais e, lendo mais, abrimos o pensamento para outras coisas da nossa vida”. Para ela, “tudo que aprendemos tiramos de algum lugar e, na maioria das vezes, é dos livros que lemos”.
 
A metroviária Livânia Bellini trabalha no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na Estação Mercado, e atuou na organização do evento, cujo retorno considerou “super positivo”. Ela afirma que “foi muito gratificante, pois, além troca de livros, quem não tinha livros para trocar pôde recitar poemas. Muita gente foi pega de surpresa, nem estavam esperando, olharam e acharam interessante”. Livânia comemorou também o fato de que, durante o evento, muitas pessoas demonstraram interesse em se associar no Espaço Livros sobre Trilhos.
 
Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de 7,5 mil publicações de diversos gêneros para os 5 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
 
Redes de Leitura
 
O Redes de Leitura – Rede de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, surgiu com a intenção de promover a leitura como um direito social, através do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias situadas na periferia de Porto Alegre e, também, no metrô. Criado em 2008, numa iniciativa da ONG Cirandar, o projeto congrega hoje nove bibliotecas por onde circulam mais de 10 mil pessoas por ano. Além de promover ações culturais e de incentivo à leitura, busca também o fortalecimento de políticas públicas na área do livro, leitura e literatura.
 
Foto: Diego Nuñez/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5018&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000