Home Página Inicial > Notícias > AO FIM DO OUTUBRO ROSA, TRENSURB RECEBE PALESTRA DO IMAMA

AO FIM DO OUTUBRO ROSA, TRENSURB RECEBE PALESTRA DO IMAMA

31.10.2017

Atividade foi uma das diversas iniciativas alusivas ao movimento de conscientização, destinadas ao público interno da empresa.

Na manhã desta terça-feira (31), o auditório da Trensurb recebeu Altair de Conto, voluntária do Instituto da Mama do RS (Imama), para uma palestra sobre o câncer de mama. A atividade foi a última das diversas iniciativas promovidas pela empresa, destinadas ao seu público interno, em alusão ao Outubro Rosa – mês internacional da luta contra o câncer de mama.
 
A palestrante falou inicialmente sobre o suporte prestado pelo Imama a pacientes e familiares –orientações psicológicas, nutricionais, jurídicas e fisioterapêuticas, além de disponibilizar empréstimo de perucas e doação de lenços. Ela alertou também para os riscos da doença, a grande incidência no Brasil e no Rio Grande do Sul. O câncer de mama, segundo Altair, é o segundo mais frequente do mundo, perdendo apenas para o de pele. No Brasil, 56 a cada 100 mil mulheres sofrem da doença. O quadro se agrava mais ainda ao falar-se sobre a realidade do Rio Grande do Sul, onde o número salta para 90. Em Porto Alegre, a situação é alarmante. Na capital gaúcha, 130 mulheres para cada 100 mil têm câncer de mama, índice quase três vezes maior se comparado ao nacional.
 
Altair demonstrou ainda maneiras de se identificar o câncer de mama, ressaltando a importância do diagnóstico precoce: “As pessoas costumam dizer que quem procura, acha. Sim, quem procura, acha e cura. Não é ignorando uma alteração nas mamas que se vai livrar-se da doença”. 
 
Após a palestra, a Trensurb entregou à palestrante um mural que será encaminhado ao Imama, com mensagens de apoio às pessoas atendidas pelo instituto. Esse mural permaneceu alguns dias na portaria do prédio administrativo da empresa para que os metroviários compartilhassem suas mensagens.
 
Um outubro rosa do início ao fim
 
O Outubro Rosa da Trensurb contou também com a tradicional iluminação temática do arco da Praça Revolução Farroupilha, no acesso à Estação Mercado. Para o público interno, houve ainda a distribuição de laços rosas, símbolos da luta contra o câncer de mama. As chamadas ações de bem-estar e saúde – atividades mensais de conscientização dos empregados quanto a questões de saúde, desenvolvidas em parceria com o Sesi-RS – tiveram como tema o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
 
Foto: Diego Nuñez/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 489paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5020&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000