Home Página Inicial > Notícias > PROGRAMA FUTURO USUÁRIO, DA TRENSURB, RECEBE ALUNOS DE PORTO ALEGRE E SÃO JOSÉ (SC)

PROGRAMA FUTURO USUÁRIO, DA TRENSURB, RECEBE ALUNOS DE PORTO ALEGRE E SÃO JOSÉ (SC)

01.11.2017

Atualmente em reformulação, programa busca orientar estudantes sobre uso correto do sistema e, em edição extraordinária, contou com a participação de 80 jovens.

Quem costuma utilizar o trem no dia a dia foi surpreendido com as risadas entusiasmadas a cada curva que o trem 105 fazia entre as estações Aeroporto e Mercado. Normalmente um lugar relativamente silencioso, o metrô ficou cheio de energia na manhã desta quarta-feira (1º), não só pela corrente elétrica que move o sistema, mas graças à visita de 80 jovens com idades entre 8 e 16 anos, que participaram do Programa Futuro Usuário. Desde 1984, o programa busca sensibilizar e orientar estudantes para o uso correto do sistema metroviário, visando a formação de futuros passageiros.
 
A atividade de hoje foi uma edição extraordinária do Futuro Usuário, que passa por reformulação e será retomado regularmente em 2018. Antes disso, por meio do programa, a Trensurb irá disponibilizar transporte até a Feira do Livro de Porto Alegre para estudantes de escolas públicas da região.
 
Na manhã desta quarta-feira, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto, do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, e da Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada, de São José (SC), visitaram diversos locais nas dependências da Trensurb. O primeiro destino foi o auditório do prédio administrativo da empresa, onde foram recebidos pelo diretor-presidente David Borille e assistiram a um vídeo institucional e outro sobre a campanha de Etiqueta Urbana, que incentiva a boa convivência no metrô. “Vocês são o nosso futuro”, disse Borille às crianças. “O futuro da empresa e do país, e nós investimos em vocês através da educação”, completou o diretor-presidente.
 
Em seguida, os alunos dirigiram-se a um mezanino com vista para o Centro de Controle Operacional, onde puderam conhecer um pouco do funcionamento do metrô e esclarecer dúvidas sobre a prática e a teoria do sistema. A próxima etapa da visita foi no estacionamento dos trens, onde os alunos puderam conhecer detalhes dos veículos. “Muitos deles, mesmo morando em Porto Alegre, nunca andaram de trem”, afirma Maria Judith Araújo, professora da Escola Coelho Neto. Segundo ela, a ideia da visita surgiu a partir do interesse dos alunos quando a Trensurb foi mencionada em uma aula sobre meios de transporte. “Isso atraiu a curiosidade das crianças e a partir daí surgiu a ideia de se fazer um passeio. Quando você vai visitar, eles guardam. Quando você conversa e dá textos, muita coisa passa. Isso é uma coisa que vai ficar”, diz Maria Judith.
 
“Quando que a gente vai andar de ‘trem aéreo’?”, repetiam os alunos, enquanto esperavam, para, em grupos, entrar nas composições estacionadas. E foi para o “trem aéreo” – ou o aeromóvel – que se dirigiram após conhecerem os trens série 100 e 200. “A gente já chegou?”, perguntou, desanimado com o curto tempo de viagem, o pequeno João Victor, de 8 anos. Ele logo se animou quando o aeromóvel pôs-se novamente em movimento para regressar à Estação Aeroporto. A visita técnica terminou com um passeio de trem, o 105, que levou as crianças até a Estação Mercado.
 
Foto: Diego Nuñez/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5022&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000