Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB PASSA A INTEGRAR COMITÊ GAÚCHO DO MOVIMENTO ELESPORELAS

TRENSURB PASSA A INTEGRAR COMITÊ GAÚCHO DO MOVIMENTO ELESPORELAS

12.12.2017

Iniciativa da ONU Mulheres busca combater a violência de gênero. Em breve, metrô irá receber ações culturais e de divulgação em prol da causa.

A Trensurb aderiu oficialmente ao Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres. O ingresso da empresa como 41º membro do comitê foi oficializado em reunião do grupo, realizada na tarde de segunda-feira (11), na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre. A estatal foi representada pelo diretor-presidente David Borille e por membros da comissão interna do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (Proger), do governo federal.
 
“Acolhemos com muito orgulho o ingresso da Trensurb neste grupo”, declarou, na ocasião, o deputado estadual Edegar Pretto, presidente da Assembleia Legislativa e integrante dos comitês nacional e estadual do movimento da ONU. “Esse ato nos enche de esperança e acreditamos que servirá de incentivo a outras empresas do segmento”, afirmou.
 
Na reunião, também foi apresentado o projeto conjunto Na linha do trem pelo fim da violência contra as mulheres, que prevê ações culturais e de divulgação das premissas do ElesPorElas, incluindo o empoderamento feminino, o combate à violência de gênero e a luta contra a cultura machista. “Mais do que um sistema de transporte somos um sistema de comunicação. Porém, somente coibir a prática machista é tratar a consequência. Vamos buscar o tratamento da causa, formar as pessoas. A Trensurb pode ser a semente a ser espalhada pelo Brasil”, declarou o diretor-presidente David Borille. Entre as ações previstas no projeto estão o uso de espaços publicitários nos trens e estações, blitz no metrô, palestras para o público interno da empresa e batalhas de hip-hop – sempre tendo como tema o enfrentamento da violência contra as mulheres – nos municípios atendidos pelo sistema. “Temos de replicar esse trabalho em 2018 e usar esse estilo musical como ferramenta junto à juventude da periferia e estimular a participação de artistas locais”, afirmou Rafael Diogo dos Santos, membro do Rafuagi, grupo que vem inovando nas cenas hip-hop gaúcha e brasileira com seu estilo comprometido com as pautas sociais.
 
Participaram do encontro representantes do Grupo Record e jornal Correio do Povo, Instituto Federal Farroupilha, Unipampa, Universidade Federal de Rio Grande (Furg), jornal Zero Hora, Unipampa, Universidade La Salle, UFRGS, Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Agência Moove, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RS) e Thedy Correa, vocalista da banda Nenhum de Nós.
 
Histórico de conscientização
 
Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. A comissão interna do Proger desenvolve ações em prol da equidade para o público interno da empresa e usuários do metrô.
 
Foto: Leandro Molina/Gab. Dep. Edegar Pretto

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5040&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000