Home Página Inicial > Notícias > FESTA DE ANIVERSÁRIO ENCERRA SEMANA DE COMEMORAÇÕES NO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS, DA TRENSURB

FESTA DE ANIVERSÁRIO ENCERRA SEMANA DE COMEMORAÇÕES NO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS, DA TRENSURB

18.12.2017

Biblioteca localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado completa nove anos de atividades, com um acervo de 7,8 mil livros e 5,3 mil sócios.

Uma festa de aniversário marcou o último dia da semana de comemorações dos nove anos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), biblioteca mantida pela Trensurb. Realizada na sexta-feira (15), na área interna do próprio espaço – localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado –, a festa teve bolo, parabéns e homenagem aos “amigos” do EMLsT. Esses amigos foram aqueles que, durante o ano, contribuíram de alguma forma para a manutenção e o crescimento do espaço. Ao longo da semana que passou, as atividades comemorativas incluíram o lançamento de um livro infantil, uma feira de troca de livros e uma ação de bookcrossing.
 
Na festa do dia 15, os principais homenageados não poderiam deixar de ser as pessoas que motivam a existência do Espaço Multicultural: seus usuários. A Trensurb convidou os associados que mais retiraram livros ao longo do ano para receberem o “certificado de amigo”, representando todos os outros sócios. “Gostei demais! Pra mim foi um incentivo”, diz Hamilton de Oliveira Martins, de 72 anos, exibindo orgulhosamente seu certificado. Hamilton é sócio da biblioteca há quatro anos e, durante todo esse tempo, sempre foi um usuário ativo. “Vim aqui conhecer a biblioteca, gostei, me associei e comecei a pegar livros. A paisagem eu já conheço, então venho sempre lendo, na ida e na vinda”, declara ele.
 
Outra das sócias homenageadas foi Liana Wagner, de 57 anos. Declarando-se uma “devoradora de livros”, ela conta que, há pouco mais de um ano, passou a usar o metrô para se locomover: “Desde o início me chamou a atenção a biblioteca. Como eu sou uma ‘rata de livros’, descobri a biblioteca sozinha. Então vim aqui e no mesmo dia já fiz meu cadastro, levei um livro e nunca mais parei”. Liana afirma retirar em média um livro por semana e, assim como Hamilton, tem o hábito de ler enquanto faz seu trajeto diário de trem. “Eu não leio os livros, eu devoro eles. Nem vejo passar a viagem de trem e olha que eu subo aqui em Porto Alegre e desço em Novo Hamburgo. São 53 minutos contadinhos de viagem”, afirma.
 
Na comemoração, foram homenageados, ainda, representantes do Sesi-RS – coorganizador do projeto Historiando, que levou crianças de abrigos e da rede pública de ensino para participarem de contações de histórias em estações do metrô ao longo do ano – e do projeto Redes de Leitura – rede de bibliotecas comunitárias de Porto Alegre da qual o EMLsT passou a fazer parte neste ano. Matheus Ayres, escritor, comunicador e sociólogo, atual chefe de gabinete do vice-prefeito de Porto Alegre, também recebeu seu certificado de amigo da biblioteca. Receberam certificados, ainda, profissionais de outras áreas da Trensurb que contribuíram com as atividades do Espaço Multicultural, entre eles o gerente de Operações, João Batista Surdo, e o operador de trens Edimilson Klein, atual chefe do Setor de Tráfego, que lançou neste ano o livro Crônicas Zurbanas, com histórias que se passam nas estações da Trensurb.
 
Livros sobre Trilhos
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com 7,8 mil publicações de diversos gêneros em seu acervo – ampliado somente por meio de doações – para os 5,3 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
 
Foto: Diego Nuñez/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 483paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5044&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000