Home Página Inicial > Notícias > Pintura em graffitI no trem 124 causa impacto entre os usuários

Pintura em graffitI no trem 124 causa impacto entre os usuários

19.11.2005

Composição, com os quatro carros grafitados, começou a circular na manhã da sexta-feira, 18.

A composição de trens da Trensurb, número 124, com quatro carros grafitados durante a semana por um grupo de artistas, entrou em operação na manhã de ontem, 18, despertando a curiosidade dos usuários do metrô. Para o estudante de Publicidade e Propaganda, Bernardo Santos, "esse trabalho é uma expressão diferente de arte em Porto Alegre e coloca a Trensurb como um espaço cultural, atingindo todas as faixas etárias e classes sociais, além de ter revelado artistas que, para a maioria, são anônimos, e encantou pela riqueza dos detalhes". Esaú Silveira acha que "ficou muito legal. Deveriam pintar por dentro também". Beth Souza achou ``estranho, bem diferente".
Festa marcou lançamento do trem
Uma festa, com show de rap para cerca de 300 convidados, marcou, durante a madrugada do dia 18, a entrega da composição 124 da Trensurb, com os quatro carros pintados por Gustavo e Otávio Pandolfo, 31 anos, conhecidos mundialmente como "Os Gêmeos", mais os paulistas "Ise", "Cocó", "Nunca", "Nina", e o gaúcho Luis Flávio Vitola, 33 anos, o "Trampo". Eles integram o Projeto Identidade de Rua, do Instituto Trocando Idéia Tecnologia Social. Além dos artistas, convidados e profissionais da imprensa, também prestigiaram o lançamento o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, e o diretor de Administração e Finanças, Paulo Roberto Thimóteo.
Na plataforma de embarque, músicos de São Paulo e de Porto Alegre deram um show de rap num palco montado próximo ao trem grafitado que estava estacionado no local. A noite, além de cultura e clima agradável, entrou para a história da arte de rua de Porto Alegre e do Brasil, tendo em vista que a Trensurb é o primeiro metrô brasileiro a apoiar a arte urbana. No mundo, apenas três trens foram grafitados oficialmente, através de projetos culturais, na Polônia, Alemanha e em Cuba. Também foram expostas, dentro dos trens, telas grafitadas por 11 artistas do projeto Identidade de Rua, que serão leiloadas dia 8 de dezembro no Santander Cultural, em evento que terá a participação da Liga dos MCs do Rio de Janeiro. A renda será destinada ao aumento do acervo da Biblioteca Popular Preto Ghoez.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 492paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=510&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000